"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

05 dezembro 2011

A Papisa Joana

Não há nenhum relato de que realmente existiu uma papisa, mas também não há que não!
Ela teve seu reinado após a morte do Papa Leão IV e após ela reinou o Papa Bento III (anos de 850 e 1100).
Sua história na Igreja Católica é conturbada. Dizem que após Papa Leão IV falecer assumiu Papa Joao VIII. Contam que ele era um Papa extremamente inteligente e por muitos conhecido como o “príncipe dos sábios” além de ter grande conhecimento em teologia e filosofia, surpreendendo a igreja.
Há contradições no tempo de seu papado. Alguns dizem que o Papa João VIII reinou somente no tempo de 3 anos e em outras em 5 anos. Fato é que o Papa João VIII era uma mulher e após tal descoberta foi chamada de Papisa Joana.
Existem duas versões sobre sua vida. Uma delas é que ela é chinesa e foi para Roma para que pudesse estudar já que na China mulher não estuda e era reprimida. Dizem que ela se apaixonou por um oficial da guarda da suíça gerando assim um filho.
Na outra versão de sua história ela é alemã filha de um casal inglês e que se apaixonou por um monge. Viveu com tal monge por um tempo e após a separação foi para Roma se vestiu de homem para evitar escândalos. Dizem que ela ingressou no mosteiro de São Martinho. Ela foi eleita cardial com o nome de Joao, o inglês e logo depois o Papa Leão IV falecer e ela assumiu o papado por unanimidade devido a sua inteligência. Ela também gerou um filho.







A papisa foi morta em praça publica durante uma procissão. Joana sentiu fortes dores durante a procissão, não se sabe o lugar ao certo, apenas se sabe que foi entre o Coliseu Romano e a Basílica de São Clemente. Quando os padres perceberam que se tratava de uma gravidez ficaram indignados e a matou na rua. A papisa conseguiu passar despercebida a sua gravidez devido à roupa Papal ser larga. Joana chegou a dar a luz ao bebe, mas como ela, ele também foi morto pelo clero.
Joana foi amarrada em um cavalo e apedrejada até a sua morte. Ela morreu no dia das Rogações do ano de 855. A criança foi sufocada pelos padres. Os romanos em honra e respeito à papisa colocaram o seu bebê ao seu lado em seu tumulo. Joana foi enterrada no mesmo lugar onde se sucedeu sua morte. Depois de alguns anos houve um decreto para que no dia das rogações a procissão não passasse por tal praça onde a papisa foi morte. Atualmente durante tal dia a procissão percorre um longo roteiro para que não passe na praça em honra a papisa.







Após a sua morte a Igreja Católica Apostólica Romana instituiu a cadeira furada. Tal cadeira tinha como função garantir o homem no papado e evitar que uma mulher sentasse novamente no trono de São Pedro. Segundo a igreja católica a mulher é um ser inferior não podendo assim ter grandes cargos na igreja.
O sucessor de Joana, o Papa Bento III foi o primeiro a ser submetido a esta cadeira. O ritual para o novo papa era realizado da seguinte forma: tal futuro papa era conduzido ate a capela de São Silvestre onde se localizava a cadeira furada no centro na qual ele sentaria. Suas pernas eram separadas e permanecia exposto nessa posição, assim era possível ver a prova de sua virilidade. No final se aproximavam dois diáconos e o tocava para que os olhos não fossem enganados e por fim gritavam “Temos um legítimo papa!”.
Há muitas duvidas sobre a sua vida. Alguns acham que ela foi gloriosa para a Igreja Católica enquanto outros a acham abominável. Muitos acham que ela foi uma invenção já que a Igreja tinha muitos inimigos e outros acham que ela foi real já que há dois decretos católicos, um de que não se pode ter o nome papal de Joana e o segundo para que mudasse o rumo da procissão do Dia das Rogações.







Hoje vemos a papisa muitas vezes e não nos damos conta. Ela é retratada na carta de tarot cujo nome é “A Papisa” ou “Alta sacerdotisa”. A mesma é representada grávida. A carta significa sabedoria, conhecimento, intuição, chave dos grandes mistérios e ao mesmo tempo nos remete a um lugar sombrio e solitário. Além disso, a nossa sociedade criou musicas, livros, jogos e contos ao seu respeito.
Uma musica dedicada a Joana esta na canção de Randall Goodgame em seu álbum Guerra e Paz intitulada de “The Legend of Pope Joan” (a lenda da papisa Joana). Os ingleses tem um jogo cujo nome é A Papisa Joana e hoje ele é raro, mas já foi bem famoso. Dizem que tal jogo foi criado no ano de 1732.
Além disso, ela inspirou muitos livros e contos como o romance de 1866 “A Papisa Joana” do escritor grego Emmanuel Rhoides. Depois de sua publicação ele foi excomungado da igreja ortodoxa grega. O poema de Carol Ann Duffy também leva o nome “A Papisa Joana”.
Em 2006 houve outro lançamento do livro da vida da papisa, este desta vez fala que a ela era uma escriba inglesa e pouco antes de sua morte se tornou papa e teve um filho em praça publica. Obra de Chris Kuzneski.
Em um dos livros dedicados a papisa, devido ao seu sucesso tornou-se filme, cujo nome é “Papisa Joana”.



2 comentários:

  1. Nossa,amei ler sobre ela,me identifiquei muito com ela,deve ser por causa do nome,QUE MULHER PODEROSA!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Poderosíssima Joana...
    O nome é um nome forte!
    Que bom que você gostou!

    ResponderExcluir