"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

06 dezembro 2011

Mulher Mutante

A Deusa Mulher Mutante pode ser chamada também como Estsanatlehi que significa “a que se renova” na língua navajo ou apache. Ela é panteão norte-americano. Dizem que ela pode mudar a sua idade sempre que cruzar o horizonte. Além desses dois nomes podemos chama-la também de Mulher da concha branca ou Mulher turquesa, que são variantes na cor de seu vestido de acordo com a estação do ano. Ela representa a renovação, a mudança, a fertilidade e o eterno ciclo da vida. Ela é vista como jovem na primavera, feminina no verão, perde a fecundidade no outono e anciã no inverno até cruzar o horizonte e refazer o ciclo. Ela é a esposa de Tsohanoai, o Deus do sol e irmã Yolkai Estsan, a esposa da lua. A turquesa, sementes e conchas são alguns objetos de conexão.






A mulher mutante nasceu da Escuridão com a Aurora. . Era mantida com segurança pelos relâmpagos e pelos raios do sol enquanto dormia com seu lençol de nuvem e arco-íris. A mulher mutante é órfã e foi encontrada na montanha. Em algumas historias ela foi encontrada por um coiote, em outras por um casal de humanos ou então por uma sacerdotisa chamada Atse Etsa. Apesar dessa divergência na historia na maioria das fontes diz que ela foi encontrada por Atse Etsa, então irei considerar ela como quem achou a Mulher Mutante. Quando a Mulher Mutante cresceu se apaixonou por um jovem e namorava com ele todo dia na mata. Tempos depois Atse Etsa descobriu que tal jovem era o Deus Sol. A mulher Mutante ficou gravida e deu a luz a gêmeos, o primeiro de chamou O Matador de Monstros e o segundo de O nascido para a agua. Cada um de seus filhos tinha um legado que seriam livrar a terra dos monstros e ser pai de todas as aguas do mundo respectivamente. Oito dias após o nascimento de seus filhos eles já eram adultos e foram ao encontro do pai.






Quando os dois filhos da Deusa chegaram à morada do pai, Tsohanoai, O Deus Sol encontraram outra mulher. Eles utilizaram os instrumentos mágicos do pai e destruíram vários monstros que ali moravam, e os da terra também. Para comemorar a vitória eles construíram para a mãe uma casa toda de turquesa no fim do céu, onde o Deus Sol e seu esposo pudesse visita-la. Após a grande “guerra” contra os monstros a terra ficou quase que vazia e a Mulher Mutante raspou a pele de seus seios, costas e ombros e criou um casal. Tal casal é da tribo navaja. Eles se reproduziram rapidamente dando origem ao clã Navajo. Assim a terra poderia ter habitante e ser calma já que não havia mais a presença dos monstros. Apesar de ser considerada a Deusa da fertilidade e da criação para a tribo Navaja ela deixou que quatro monstros continuassem a viver. O inverno, a miséria, a idade e a fome seriam esses monstros. A fome ela deixou que sobrevivesse para que seu povo pudesse dar apreço as suas dadivas. Apesar disso ela abençoa as plantações, os animais de caca e as estações. Depois disso tudo ela se recolheu em sua casa de turquesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário