"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

24 dezembro 2011

Nut

Nut simboliza o céu estrelado. Ela é representada como uma mulher belíssima que traz um disco solar contornando sua cabeça. Por ser à noite e ter que envolver a terra ela possui o corpo alongado para que possa cobrir o planeta com seu corpo e ao mesmo tempo abraçar seu amante, o Deus da terra, Geb. Suas mãos e seus pés se apoiavam sobre a terra tocando os quatros pontos cardiais. Seus braços e pernas são as pilastras do céu. O corpo da Deusa constitui o tempo, o espaço e as leis que estruturam o universo encarnado. De acordo com a perspectiva matriarcal, Nut é a forma feminina de Nun, Deus do oceano primordial que tudo abarca; é imutável, duradoura, o receptáculo fundamental. O sol, a lua e as estrelas são seus filhos temporais que se alçam e caem com as marés de seu corpo. Nut é a Deusa do Céu e era chamada de Nutos por Faraós, já que seu nome sagrado só poderia ser pronunciado por eles. Seu nome significa “o céu que acolhe os mortos no seu império”. Seu dia foi tradicionalmente considerado 25 de fevereiro. Nut às vezes também era chamada de “aquela que deu a luz aos Deuses”






Nut, Deusa do céu estrelado é amante de Geb, Deus da terra. Tiveram cinco filhos em um cinco dias consecutivos, sendo eles Osíris (associado à vegetação e a vida pós-morte), Ísis (protetora da magia e da natureza), Néftis (representa a terra árida, o deserto e a morte), Seth (Deus da violência) e Hatho (Deusa do amor, beleza, música, maternidade e de alegria). Osíris e Isis já se amavam no ventre da mãe e a maldade de Seth, logo ficou evidente, quando ao nascer, este rasgou o ventre da mãe. Nut e Geb são irmãos. O primeiro Deus, Khepera, ligado à imagem do escaravelho, que se criou a partir da matéria primordial fez sua primeira criação sendo ela os deuses Shu (Deus do ar seco, calor, luz e perfeição) e Tefnut (Deusa da umidade e das nuvens). Dos Deuses Shu e Tefnut nasceram Nut e Geb. Nut apesar de casada com Rá era uma amante apaixonada por Geb. Durante o dia eles eram separados por Shu, seu pai e o Deus do ar, mas à noite, Nut descia para fazer amor com Geb. Se houvessem tempestades durante o dia, os egípcios acreditavam que era a aproximação de Nut da terra para encontrar Geb. O amor deles deixou o marido, o Deus Rá com raiva, que decretou que ela não poderia ter filhos durante os 360 dias do ano. Infeliz, Nut pediu ajuda a Thoth, o deus da sabedoria. Thoth roubou luz da lua para criar cinco dias novos (fazendo com que o ano durasse 365 dias); foi quando Nut deu vida aos seus cinco filhos. Nut comia todo dia no fim da tarde seu marido, o Deus do Sol, Rá e ao amanhecer o dava a vida pela vulva.







Em novembro de 1922 foi descoberto o túmulo de Tutancâmon. O túmulo encontrava-se inviolado em ligaduras, com exceção da antecâmara onde os ladrões penetraram por duas vezes, talvez pouco tempo depois do funeral do rei.
A câmara funerária foi aberta de forma oficial no dia 16 de Fevereiro de 1923. Estava preenchida por quatro capelas em madeira dourada encaixadas umas nas outras, que protegiam um sarcófago em quartzito de forma retangular. Em cada um dos cantos do sarcófago estão representadas as deusas Ísis (protetora da magia e da natureza), Néftis (representa a terra árida, o deserto e a morte), Neit (divindade funerária e deusa inventora) e Selket (Deusa que facilitava a respiração). Dentro do sarcófago encontravam-se três caixões antropomórficos (que atribui característica humana a um Deus), encontrando-se a múmia no último destes caixões; sobre a face da múmia tinha a famosa máscara funerária. Decorados com os símbolos da realeza (a cobra e o abutre, símbolos do Alto e do Baixo Egito, a barba postiça retangular e ceptros reais), o peso dos três caixões totalizava 1375 quilos, sendo o terceiro caixão feito de ouro. Na câmara funerária foram colocadas também três ânforas (tipos de vasos). Os estudos revelaram que a ânfora junto à cabeça continha vinho tinto, a colocada do lado direito do corpo continha shedeh (variedade de vinho tinto mais doce) e a terceira, junto aos pés, continha vinho branco. Esta pesquisa revelou-se importante, pois mostrou que os egípcios fabricavam vinho branco, mil e quinhentos anos antes do que se pensava. Quando encontraram o tumulo de Tutancâmon junto dele acharam um peitoral no qual invocava a proteção da Deusa Nut. Lá estava escrito “Nut minha divina mãe, abre tuas asas sobre mim enquanto brilharem nos céus as imorredouras estrelas”. Além da múmia do Rei Tutancâmon acharam dois fetos femininos em uma câmera ao lado onde se acreditam serem duas filhas nascidas prematuras.






O livro dos mortos egípcios é o nome dado para um conjunto de rituais, orações, formas de encantamentos além de imagens e historias de Deuses e Deusas. No livro dos mortos egípcio há historias de Nut já que ela é vista como a Deusa da ressureição além de ser o céu estrelado. Ela é considerada a Deusa da ressureição, pois todo fim de tarde no oeste ela comia seu marido o Deus do sol, Rá, e o ressuscitava no leste. Através dessa historia de Nut e Rá, os egípcios passaram a crer que ela ressuscitaria os mortos pela sua vulva. Em todos os sarcófagos já encontrados ela esta citada nas paredes em forma de pintura. Em tal livro contam magias que os egípcios acreditavam chamar Nut para que o falecido seja ressuscitado. Além disso, no dia do funeral faziam-se danças em homenagem a Deusa Nut.





Nut também às vezes é representada como uma vaca, pois através do leite da vaca criou-se a via láctea e os dois grandes olhos criaram-se a Lua e o Sol. O corpo da vaca seria a noite. Além de ser relaciona a vaca pode ser também a porca devido a seus leitões de estrelas. Há somente duas festas ligadas a Nut uma chama-se “Nut e Rá” e a outra é “Festa da Porca”. Os dias do nascimento de seus filhos são comemorados no Egito como sendo:
1. Osíris - um dia de nascimento.
2. Hatho- um dia de felicidade.
3. Seth - um dia de azar
4. Isis - um dia de sorte.
5. Néftis - um dia de recolhimento.
Atualmente a antiga religião egípcia tem sido praticada com o nome de kemetismo. Não é idêntica a antiga, mas é neopagã e tem os antigos preceitos.


2 comentários:

  1. Linda minha Deusa, sua história é muito interessante. Obrigada Jô.Beijos Layllah

    ResponderExcluir
  2. Paarabéns , ooque eu peguei ficou perfeito , agora só basta saber se minha nota vai ser boa néh ? rs , Parabéns novamente , é muito interessante .

    ResponderExcluir