"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

14 dezembro 2011

Litha ao redor do mundo

O ritual de Litha tem referência à entrada do verão. No hemisfério Norte seu dia é 21 de Junho enquanto no hemisfério Sul ocorre no dia 21 de Dezembro. Essa data não é fixa, pois nada na natureza é fixa. Ela pode variar entre dia 21 e dia 22 já que nosso ciclo do ano tem 365 dias e 6 horas... E após quatro anos entra o ano bissexto e o dia do solstício de verão altera para o dia 22. No ano de 2011 o verão entra no dia 22/12 as 02:30 da manhã.
Litha ou Midsummer como também é conhecido, é quando o dia está em sua plenitude. Este é o dia mais longo do ano. O sol neste momento esta em seu ápice e mantem seu maior brilho e elevação. O Deus também está em seu ponto máximo de poder e aos poucos começa a declinar. Isso ocorre, pois depois do maior dia do ano, aos poucos os dias tentes a ser menores ate que chegue a maior noite do ano que é o solstício de inverno (Yule).
Neste Sabbat é hora de pedirmos coragem e energia.
Antigamente, no solstício de verão eram realizados casamentos para que estes fossem tão fortes quanto o Deus Sol e mantivesse sua plenitude como o primeiro dia do verão.
Já o Beltane que é considerado um Sabbat de fertilidade havia casamentos, mas somente de reis já que para eles era necessária a formação de um filho para se consumar o casamento.
Ao redor do mundo a celebração deste Sabbat foi absorvida a uma festa cristã cujo nome é São João. Tal nome originou-se do nome das ervas usadas com fins curativos e mágicos além de trazer proteção e que proporcionar sonhos e presságio.






Litha é comemorada em diversos lugares de formas diferentes

• Na Servia o solsticio de verão é vivido da forma mais tradicional. Com muita festa eles recebem o Deus Sol. Mulheres e meninas recebem o sol com suas coroas de flores vermelhas ou laranjas na cabeça para que tal dia seja quente como essas cores. Ao longo do dia há muita festa e a noite acendem-se diversas fogueiras em homenagem ao Sol.

• Na Russia e na Ucrania o Ivan Kupala Day ou solsticio de verão foi adicionado ao calendário da igreja cristã ortodoxa. Os festejos começam com as mulheres e as meninas do vilarejo ou da região pondo suas guirlandas de flores nos rios e cantando vitórias e conquistas. Logo depois as pessoas tendem a pular uma fogueira e na maioria das vezes nuas. Além deste tradicional ritual há uma variação dependendo da região. Outra forma de pratica de reverencia ao Deus Sol é amarrar uma cavalo a um poste e dançar para ele. Logo depois há uma corrida de cavalos.

• Na Romênia Litha é conhecida como Drăgaica ou Sânziene. O ritual acontece com a dança de sete meninas onde uma delas veste-se de noiva e usa guirlanda de trigo e as outras a homenageiam. É comum feiras de verão na Romênia.

• Em Portugal o solstício de verão foi aderido ao dia de Santos Populares. As ruas ficam cheias de balões e com flores vermelhas e laranjas. É dia de festa e de muita comida e bebida.

• Na Polônia, as pessoas comemoram esse dia com meninas pondo suas guirlandas no mar Báltico ou em rios e lagos. O povo tende a virar a noite com muita festa e muita fogueira. Os poloneses chamam esse dia de Noc Swietojanska.






• Na Noruega é costume ter uma grande fogueira em diversos lugares. Casamentos são festejos comuns nessa época. Simulações de casamentos ocorrem entre crianças para simbolizar algo prospero e forte para o ano que entra. À noite meninas tendem a por uma guirlanda de flores de baixo do travesseiro para sonhar com o futuro marido. O povo norueguês chama esse festejo de Jonsok

• Na Irlanda costuma-se ter muitos jogos e feiras de verão nesta época do ano.

• Na Áustria, o solstício de verão é comemorado com muitos fogos de artificio e uma procissão espetacular de navios pelo rio Danúbio.

• O Canadá comemora esse dia com muitas fogueiras.

• Na Croácia esse dia é chamado de Ivanje e é homenageado com muitas fogueiras.

• Na Dinamarca, esse dia é reverenciado com o nome de Sankt Hans Aften. Era o dia em que os anciões das tribos e sacerdotisas iam buscar ervas que seriam usadas ao longo do ano. Esse ritual tem relatos desde a época dos Vikings que visitavam poços de curas e faziam fogueiras para afastar os maus espíritos.

• Na França este dia também é comemorado pela igreja católica como dia de São João Baptista. O nome dado a este festejo é Fête de la Saint-Jean. Fogueiras são acessas neste dia.

• Na Alemanha esse dia leva o nome de Sommersonnenwende. Há um decreto que não se podem proibir cultos praticados pelos antepassados e é por isso que toda a Alemanha entra em festa. Com muita fogueira e muita comida e bebida a Alemanha comemora Litha em festejo.







• Na Hungria Litha é comemorado com meninas pulando a fogueira e meninos as observando. Eles consideram essa data com o nome de Noite Santa de Ivan sendo uma referencia a St. Ivan que é uma derivação de São João.

• Na Itália o solstício de verão é festejado junto com o dia de São João Baptista. Fogos de artificio são comuns nessa época do ano. Em Roma faz-se um ritual cujo nome é Vestália. Tal festival é realizado para a deusa romana Vestia. No solsticio de verão é quando é realizada a limpeza de seu templo e o momento em que ela é reverenciada. Esse ritual tem intensão de purificação.

• Em Jersey, o rito pagão foi praticamente destruído e retornou em forma de folclore no século 21. Fogueiras são acessas e ocorrem danças ao redor dela. Usa-se nessa época bachîn como forma de homenagem ao Deus Pan e quebrasse conchas e chifres contra a destruição da tradição que ocorreu em Jersey.

• Na Letônia, tal ritual é festejada com diversos queijos, uma imensa variedade de vinhos, muita dança e fogueira. As mulheres usam guirlandas de flores e os homens de folhas. Tal ritual carrega o nome de Jani e costuma-se prender gravetos de carvalhos nos carros em homenagem ao Deus Sol.

• Na Lituânia, há muita dança ao redor de fogueiras e quando o sol se põem as pessoas contam histórias ao redor das fogueiras e recebem o orvalho da noite. Ao amanhecer elas recebem benções do Sol, as mulheres depositam suas guirlandas de flores nos rios e voltam para suas casas.

• Na Espanha Litha entra com muita fogueira nas praias e fogos de artifios. As mulheres costumam a colher ervas e depositar suas guirlandas no mar ou em rios. Os homens tendem a cantar ao redor da fogueira.






• Na Grécia acontece o Dia dos Casais. Em tal dia ocorre uma sucessão de casamentos reverenciando o Deus sol. Além disso, em Creta é nesta data que se costuma comemorar o ano novo, pois é o fim da colheita do mel. Para os cretenses o zumbido das abelhas era a voz da Deusa anunciando a sua regeneração.

• No País de Gales tem a Festa de Epona. Epona é a Deusa referente à proteção aos cavalos, mulas e burros. Também é considerada Deusa da fertilidade. A cada solstício de verão ela é celebrada com excursões a estábulos e pedidos e florescimento.

• Para os nativos norte-americanos, Litha é reverenciado em forma da Dança do Sol. Tal dança tem como objetivo reverenciar o sol. Os povos nativos cravam estacas no peito e dançam ao redor de um poste de madeira durante horas ou dias até que a estaca rompa a pele. Nesse momento eles têm contato com o mundo espiritual. Esse rito é feito somente por homens.

• Na Inglaterra, o solstício de verão entra com muita festa. Neopagoes tendem a ir até a Stonehenge e festejar esse dia com muita comida, bebida, danças e casamentos. É a única época do ano onde tal monumento é aberto para que se possa tocar nas pedras magicas, a Stonehenge. Em todo o pais Litha entra com muita fogueira e festa.






Na noite de Litha fadas, duendes e outros elementais tendem a correr pela terra e festejar o fervor da vida.

Um comentário: