"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

12 dezembro 2011

Preparativos para o Ritual

Para que qualquer ritual possa acontecer a casa onde ele será abrigado deve estar limpa fisicamente e energeticamente
Apesar de Litha (solstício de verão) acontecer no dia 21/12 iremos comemora-lo no dia 17/12.
Os preparativos de um ritual deve começar uma semana antes de ele acontecer para que tudo esteja bom e agradável, para que as pessoas se sintam bem a acolhidas e as energias sejam de amor, compaixão e amizade.
Para quem somente vem ao ritual acha que presidi-lo é algo fácil, mas é um engano terrível. Para quem o preside não fica somente o encargo na hora do ritual, o encargo administrativo para a formação e concretização dele também fica junto com o sacerdote ou sacerdotisa da casa.
A limpeza física da casa é sempre igual, mas a espiritual não. Dependendo do festejo e das condições é um tipo de limpeza e quem decide isso é o próprio dirigente da casa.
Cada sabbat tem um padrão a ser seguido, algo de caráter básico que deve ter em cada ritual. O sacerdote ou a sacerdotisa que decidem o que mais incrementar no festejo, o que a casa esta precisando fazer ou algo que seu mentor lhe ajudou a formular.
Para o nosso próximo ritual, Litha, ou qualquer outro, o jardim é arrumado e cortado para que não acumule energia. Além disso, um bom jardim chama insetos tão lindos como a borboleta. Como já dizia Mário Quintana
"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você."







A casa é arrumada e limpa fisicamente pra que o ambiente esteja aconchegante e cheiroso. Tudo que nos abriga deve estar limpo sempre e ainda mais em dias de rituais.
Ao longo dos dias anteriores ao sabbat a casa é limpa energeticamente com tipos diferentes de ervas, resinas e folhas para que no dia do festejo o clima seja sempre de amor, amizade e companheirismo. Pois como diz Chico Xavier
“Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.”
No dia do ritual ainda há a preparação da mesa de comida, do altar e a administração dos lugares para que as pessoas possam se acomodar.
Isso tudo vem antes para que no dia as pessoas se sintam levem como pássaros, acolhidas, se relacionem bem umas com as outras e troquem experiências e que levem consigo o melhor ritual, até que o próximo chegue...



Um comentário: