"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

19 dezembro 2011

Deus Sol

Litha ou Midsummer é o momento em que o deus Sol está em sua plenitude. A partir do solstício de verão os dias deixaram de ser tão longos até que a noite seja mais longa que o dia chegando assim ao solstício de inverno.
O Deus sol pode ser encontrado em diversas mitologias. Mas sendo todos cultuados como o Deus sol.
Para a cultura Inca assim como a Lua o Sol também era muito venerado. Eles acreditavam que o rei da tribo descendia do deus Sol e ele possuía características espirituais que lhe eram transmitidas ao mascar folha de coca.
Essa cultura deixou diversos templos dedicados ao Deus Sol e muitos deles hoje são famosos como, por exemplo: o Templo do Sol ou Ccoricancha localizado em Cusco no Peru, o templo de Vilkike, o templo do Aconcágua (a montanha mais alta da América do Sul) e o Templo do Sol no Lago Titicaca.
Dentro de seu templo mais famoso, o Templo do Sol em Cusco, há incrustações douradas representando espigas de milho, lhamas e punhados de terra.
Porções de terras eram doadas aos sacerdotes para que eles vivessem vidas reclusas e administrasse o templo do Deus sol e sua festa.







Na mitologia Grega o Deus Hélio é a representação do Deus Sol. Ele é um servidor de Zeus e percorre todos os dias o céu vindo do leste numa carruagem de fogo sendo puxada por quatro cavalos cujos nomes são: Pírois, Eoo, Éton e Flégon. No fim do dia mergulha no mar onde seus cavalos se banham. Nada passa pelo olhar de Hélio que é muitas vezes chamado por outros deuses para servir de testemunha.
O colosso de Rodes uma das 7 maravilhas do mundo antigo foi construído em sua homenagem.
Tal estatua tinha 30 metros de altura e era composta de bronze. Tinha cada pé de um lado do canal e qualquer embarcação que chegasse a Rodes passava por baixo do colosso ganhando assim as benções de Hélio. A estátua ficou em pé somente por 55 anos quando um terremoto a derrubou.
Hélio possuiu duas amantes que foram transformadas por ele mesmo uma em planta heliotrópica (plantas que seguem o sol) e a outra em Olibano. Tais plantas eram sagradas na Grécia.







Para os egípcios o Deus Hórus era o deus Sol. Hórus possuía a cabeça de falcão e seus olhos representavam o sol e a lua. Ele possuía um inimigo chamado Seth. Seth era o Deus da inveja, da desordem, do deserto e da guerra. Hórus matou Seth, mas nessa guerra ele perdeu um olho, que mais tarde foi substituído por uma serpente usada na cabeça. Após a vitória dessa guerra se tornou rei do Egito.
Para os Celtas essa representação de Deus Sol era transmitida através da deidade chamada Belenus. O significado de seu nome ainda é obscuro podendo ser “o iluminado”. Os romanos o identificaram como Apolo, mas esse mesmo Deus tem semelhança com outros 15 deuses celtas.
Belenus foi muito cultuado na Gália, Britânia e áreas da Áustria e Espanha. Há templos dedicados a tal divindade em uma comunidade italiana chamada Aquiléia e em Kirkby Lonsdale na Inglaterra.
Seu nome possui variantes de acordo com a tribo que se encontrava. Pode-se encontrar esse mesmo Deus com o nome de Beli, Bellinus ou Belus



Nenhum comentário:

Postar um comentário