"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

10 dezembro 2011

Hypatia uma grande mulher

Hypatia foi uma grande filósofa e astrônoma.
Nasceu em Alexandria no ano de 355 e foi assassinada no ano de 415. Sua morte aconteceu devido ao fato dela ser uma filósofa pagã. Atualmente acreditam que sua morte se sucedeu por conflitos políticos, mas fato é que naquela época a grande parte da sociedade era Crista e assíduos.
Ela era filha de Teon um grande filósofo, astrônomo, matemático, autor de diversas obras e professor em Alexandria.
Hypatia estudou na Academia de Alexandria, onde adquiria cada vez mais conhecimento: matemática, astronomia, filosofia, religião, poesia e artes.







Quando ainda jovem viajou para Athenas para conhecer a educação na Academia Neoplatônica, onde não demorou a se destacar devido aos seus conhecimentos. Ao retornar a Alexandria foi convidada a participar da Academia de Alexandria dando aulas. Foi neste cargo de professora que possibilitou seus maiores estudos e experimentos. Aos 30 anos já era diretora da Academia.
Um de seus alunos foi o notável filósofo e bispo Sinésio de Cirene, que lhe escrevia frequentemente, pedindo-lhe conselhos. Através desses documentos históricos e que sabemos sobre diversos instrumentos desenvolvidos por ela e que hoje usamos na física e na astronomia
Ficou famosa entre os matemáticos da época por sua obsessão em descobrir o que era desconhecido e solucionar problema muitos das veze não solucionados por tais matemáticos.
Foi uma mulher que nunca se casou e uma de suas frases mais famosas é: “Sou casada com a verdade”, essa frase era sua resposta para a pergunta sobre o casamento.







O inicio de seu declínio começou pouco antes de sua morte.
No ano de 391 o catolicismo se torna religião oficial de Alexandria e após isso o então Teodósio I (379-392) atende ao pedido do Patriarca de Alexandria, Teófilo, e autoriza a destruição do Templo de Serápis um vasto santuário pagão. Muitos confundem tal templo com a Biblioteca que havia em Alexandria, mas fato é que eram coisas distintas, mas ambas eram ricas em pergaminhos, uma continha estudos em geral e a outra relatos sobre o paganismo.
Quando Hypatia descobre tal ato ela corre até ao templo e tenta salvar o máximo possível de pergaminhos. Através deste ato ela já era vista como algo ruim para a sociedade de Alexandria e a crista também.







Depois de Teodósio I, Cirilo assume o cargo de Patriarca de Alexandria (título de dignidade eclesiástica, usado em Constantinopla, Jerusalém e Alexandria). Cirilo era um cristão fervoroso e lutou sua vida defendendo a ortodoxia da Igreja e combatendo a heresia. Hypatia negava Jesus Cristo e Maria, ela acreditava na natureza, e que tudo tinha um por que.
O único relato sobre sua morte foi descrito por Sócrates que confessou que tal ato aconteceu numa tarde do ano de 415 quando ela retornava do museu. Hypatia foi atacada na rua por cristãos enfurecidos que a desnudaram e a levaram para uma igreja, lá ela foi torturada e teve seu corpo dilacerado com conchas de ostras e depois foi queimada no centro da cidade.
Alguns historiadores acreditam que atrás da morte de Hypafia estava seu ex-aluno e atual e bispo Sinésio de Cirene. Isso possivelmente aconteceu devido a problemas políticos da época e todos relacionados à religião.
Hypafia foi quem desenvolveu estudos sobre a Álgebra tendo escrito um tratado sobre o assunto além de comentários de outros matemáticos clássicos da época como Ptolomeu.
Sua vida foi relatada em um filme cujo nome é Alexandria.



2 comentários:

  1. Olá, vim através do blog Vassouras & Bruxas e adorei essa história. Penso que a verdade é que com o patriarcado e o avanço da religião católica, as idéias dessa mulher se tornaram ameaçadores para muitos, por isso não se consegue chegar ao consenso do que o de quem a matou. Acredito que foi tudo de uma vez.

    abraços

    ResponderExcluir