"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

02 dezembro 2011

Morgana Le Fay

Morgana ou Morrigan significa “Rainha Fantasma” é uma Deusa importante da mitologia celta. Associada com a guerra e a morte no campo de batalha, algumas vezes é anunciada como um corvo. É considerada uma deusa tríade, ou seja, com três faces. Ela é conhecedora das plantas e sabe curar as doenças do corpo. Ela também conhece a arte de mudar de forma, de voar pelo ar...
Relatos antigos contam-nos que ela era uma Velha Deusa da Sabedoria, a Senhora e Rainha de Avalon, a Alta Sacerdotisa da Antiga Religião Celta. Aprendeu magia e astronomia com Merlin. Ela é símbolo independência contra a autoridade masculina. Quando zangada, é difícil agradar ou aplacar Morgana; outras vezes, pode ser doce, gentil a afável. Também era descrita em alguns livros como a mulher mais quente e sensual de toda a Grã-Bretanha. Morgana era um enigma aos seus adversários políticos e religiosos. Ela, entretanto, defendeu valentemente a fé das Fadas e as práticas dos druidas, achando entre os camponeses simples seus mais fiéis seguidores. Morgana Le fay, chama-se Morgana a Fada. Hoje é associada aos rios, lagos, cachoeiras, magia, noite, vingança e profecias.









Morgana é filha de Igraine e Gorlois. Após a morte de seu pai, Igraine se casou com Uther Pendragon e tem seu segundo filho, Arthur. Um dia Viviane, a Dama do lago e Merlin vão visitar Igraine e Uther e percebem que apesar de nova Morgana já tem visões do futuro, Viviane leva Morgana para Avalon enquanto Arthur vai com Merlin e os druidas. Afastados desde crianças cada um aprende o que é de seu legado. Quando Morgana já esta apta para afastar as brumas que dividem o mundo de Avalon do mundo comum ela já é considerada uma sacerdotisa. Por se tornar uma sacerdotisa ela participa do seu primeiro ritual de Beltane (festival de fertilidade). Lá se encontram vários homens que tinham como função caçar um cervo e quem o caçasse dormiria com Morgana. Arthur o caça. Naquele momento eles simbolizam a deusa e o deus e eles não sabem quem é um e outro. Tempos depois ela gera uma criança cujo nome é Mordred e junto disso descobre que foi com Arthur que ela dormiu naquela noite. Com raiva e vergonha do que aconteceu ela doa seu filho para a tia Morgause criar, que foi o seu maior erro. Morgause fomenta o ódio no coração de Mordred que acaba por fim por tentar matar Arthur. Arthur o mata, mas sai muito ferido do campo de batalha. Ao saber disso Morgana o leva para Avalon, o cura e o deixa descansar. Há uma lenda que diz que quando Arthur acordar ele irá unir novamente a antiga religião com seu povo.








Avalon diferentemente do que muitos acham não é somente uma ilha. Avalon também é chamada de ilha das maças. É um conjunto de ilhas onde algumas ficam submersas e às vezes sobem. Na ilha das maças há uma terra para cada “categoria” de herói e sacerdotisa. Viviane, a professora de Morgana no que se trata de magia tinha seu clã de dedicadas onde ela tinha que gerenciar, no caso era a Ilha do Lago. Havia também a Ilha dos Guerreiros que era onde Merlin levava os verdadeiros guerreiros, tinha a ilha onde ficava Merlin e os druidas, e assim por diante. Morgana por já ser alta sacerdotisa possui uma ilha em Avalon onde só é habitada por fadas e é sustentada por quatro pilares de bronze. Nas terras de Morgana somente existe mulheres e por isso seu nome é a “Terra das Mulheres”. Avalon é uma ilha não distante do mundo comum, ela é povoada de magia, ensinamentos e sacerdotisas. Essas ilhas eram terras onde tudo era felicidade, paz e abundância. Não existe o envelhecimento nem o trabalho, porque tudo cresce sem necessidade de semear e nas árvores sempre há frutos. Hoje não é mais possível encontrar Avalon, pois dizem que tal terra se perdeu nas brumas, até que o mundo creia na deusa novamente.








Por toda a Grã- Betânia é possível andar pelas ruas e ver e ouvir historia de Arthur. Geralmente elas contam sobre seus ganhos nas batalhas contra os bárbaros. Morgana nas historias é sempre vista como uma irmã má devido à atitude do seu filho Mordred em tentar matar Arthur e pelo seu ato sexual no festival de Beltane. Nas histórias contadas sempre se esquecem de contar que a espada de Arthur (excalibur) foi dada a ele pela Deusa com a intensão expulsar os bárbaros e manter a terra em paz para que Arthur pudesse “emanar” a energia da Deusa. Além disso, esquecem também de falar sobre o manto que Arthur levava para proteger tal espada que foi todo bordado com símbolos mágicos de proteção por Morgana quando ela estava menstruada, período de seu maior poder. Na época vivida por Morgana o cristianismo estava começando a se estender e pondo o povo em duvida sobre certos costumes. Normalmente sacerdotisas se deitavam com guerreiros e reis através de rituais como Beltane e com Morgana não seria diferente. Tais filhos gerados eram considerados legítimos e não havia como contestar. Morgana se afasta de suas crenças, costumes e Avalon quando descobre que seu filho é de seu meio irmão Arthur. Nesse momento ela sai da visão do paganismo e entra na ótica crista que se deitar com o meio irmão é pecado. No momento em que Mordred foi gerado Morgana e Arthur eram a Deusa e o Deus e tal filho era abençoado, naquele momento eles não eram meia irmã e meio irmão. Quando Morgana se afasta de Avalon ela deixa Viviane sem sucessora e a religião antiga sem continuidade. Durante um bom tempo Morgana se afasta da vista e dos conselhos de Viviane. Somente depois da batalha entre Arthur e Mordred é que Morgana volta as suas origens. Avalon não a aceita de volta, mas em honra a sua terra ela devolve a Excalibur (espada de Arthur) a quem a gerou, Avalon. Morgana hoje esta com Arthur na ilha coberta de brumas.








Em "Estoire de Merlin", temos uma descrição bastante detalhada de Morgana, indicando seu verdadeiro caráter e também os estreitos vínculos que estabelece com a Deusa Mãe primitiva:
“Era a irmã do rei Arthur. Era muito alegre e jovial, e cantava de forma muito agradável; seu rosto era moreno, mas bem metida em carnes, nem demasiadamente gorda nem demasiadamente magra, de belas mãos, de ombros perfeitos, a pele mais suave que a seda, de maneiras afáveis, alta esguia de corpo, em resumo, sedutora até o milagre; a mulher mais cálida e mais luxuriosa de toda a Grã Bretanha. Merlin havia lhe ensinado astronomia e muitas outras coisas, e ela havia se aplicado ao máximo, de maneira que havia se convertido em uma boa sacerdotisa, que mais tarde recebeu o nome de Morgana a Fada, em virtude das maravilhas que realizou. Explicava-se com uma doçura e uma suavidade deliciosas, e era a melhor e mais atrativa que tudo no mundo, embora tivesse sangue frio. Porém quando queria alguém, era difícil acalmá-la...” Outras versões da história de Merlin, versões hoje perdidas, porém cujo rastro encontramos na célebre obra do século XV devido a Thomas Malory em"La muerte de Arturo", com grandes relatos sobre Arthur, os cavaleiros da távola redonda e Merlin nos levam a crer que Morgana foi amante dele antes mesmo de Merlin ser de Viviane.









“Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia.” (William Shakespeare)
Shakespeare foi um dos mais citados e representados dramaturgos de todos os tempos, com um legado que até hoje influencia todos os tipos de literatura e expressões artísticas modernas. Shakespeare deixou uma obra repleta de referências à imortalidade da alma, a espíritos benignos ou malignos, a fadas, duendes, lugares encantados, bruxarias e sortilégios. Nelas, os valores humanos são questionados e confrontados com valores espirituais, isso de forma dramática e às vezes cômica. Shakespeare trouxe Morgana à vida em um de seus textos teatrais. Ao invés de Morgana seu nome era Mab. Mab era considerada a rainha das fadas. Já em “A tempestade” ele recriou Avalon. Na historia de “A tempestade” um homem invoca forças sobrenaturais para conseguir de volta sua ilha. Na ilha, tal homem é mestre de criaturas encantadas como Ariel, espírito do Ar, e de outros espíritos da natureza. O perdão é o tema da peça, pois no final, o homem referindo-se à sua magia negra, reconhece que ela o levara para longe do desenvolvimento espiritual. “Meu encanto terminado, reduzi-me ao próprio estado, bem precário, é verdade.” “… pois de todo, ora careço da arte negra de alto preço, que os espíritos fazia surgir de noite ou de dia..” “… o auxílio procuro de vossa prece que assalta até a Graça mais alta, apagando facilmente as faltas de toda gente. Como quereis ser perdoados de todos vossos pecados, permiti que sem violência me solte vossa indulgência.”




Um comentário:

  1. Olá! Gostaria que tirasse uma dúvida, se puder! Meu nome é Morgana, meu pai escolheu esse nome por causa do Rei Arthur e As Brumas! Sempre li que o significado de Morgana, é mar bonito, belo! E como você deu outra definição qual é o correto? E de onde você achou essa definição?
    Att, Morgana

    ResponderExcluir