"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

19 janeiro 2012

Sofia

Sofia significa sabedoria. Ela é uma Deusa tríplice, ou seja, com três faces. Sofia pode ser simbolizada como uma pomba branca que antigamente a mesma representava a parte feminina de Deus (Espirito Santo). Sofia é considerada uma das responsáveis pela criação do mundo material.
Para entendermos a historia de Sofia temos que crer em um Deus único que criou um par primordial, a Profundidade (entidade masculina) e o Silencio (entidade feminina) Tal par primordial criou 30 emanações ou Aions, que são entidade de poder divino, e Sofia é um destes. Cada aion possuem uma entidade masculina e uma feminina. Sofia é um dos Aion junto com sua metade masculina, A Vontade. Sofia se separa de sua entidade masculina, descendo assim ao mundo material. Por essa atitude Sofia perde o amor divido que nela existia e passa a possuir orgulho excessivo e arrogância. Ela abandona o caminho do coração e passa a seguir o da mente. Ao ficar longe da totalidade divina Sofia começa a sofrer de “dupla personalidade”, ao mesmo tempo em que sente falta da sua metade, a Vontade, sente curiosidade com tudo ligado ao mental. A parte elevada de Sofia, a que sente a falta de sua metade, seu consorte é purificada e elevada novamente, mas a parte de Sofia que tem curiosidade pela mente fica na escuridão e dá a luz a um monstro disforme cujo nome é Fruto Feminino Fraco.







Quem salva Sofia do mundo material é Jesus que seria o seu “amante celestial”. A partir de Sofia cria-se a ideia de Maria Madalena já que há relatos em evangelhos que esta figura feminina seria uma encarnação de Maria Madalena. Para que ela novamente pudesse retornar ao reino da totalidade ela teria que se desculpar com os dozes poderes governantes que ela hostilizou antes de sua atitude. Tal pedido de perdão fica conhecido como os doze arrependimentos e Sofia chora aos doze poderes e consegue o seu retorno ao reino da totalidade. Sofia volta ao seu eterno lar de alegria e luz graças aos poderes angélicos e por ser sustentada pelo o amor ao seu “noivo” Jesus, recuperando assim o seu trono de sabedoria.
Sofia cria o mundo material, pois ao se separar de sua metade a Vontade ela desce do Pleroma (totalidade) para o mundo de escuridão e terror. Por tudo se tratar de imaterial, após tal atitude de Sofia e queda do local divino ela se torna material e cria tudo em matéria a sua volta. Tem uma passagem no evangelho dos Valentinos que diz sobre a atitude de Sofia: "Foi à ignorância em relação ao Pai que produziu a Angústia e o Terror. A Angústia tornou-se densa como um nevoeiro, de forma que ninguém poderia ver. Assim o Erro se fortaleceu. Elaborou sua própria Matéria no Vácuo".







O templo de Sofia localizava-se em Constantinopla atual Turquia. Antes era uma Basílica ortodoxa, depois virou uma mesquita e atualmente é um Museu. Tal construção foi dedicada a Sofia após terem achado dentro do livro da sabedoria no antigo testamento referencias dela. Sua festa é celebrada em 25 de dezembro dia da encarnação do verbo. Foi a maior catedral do mundo por mil anos ate que concluíram a obra da Catedral de Sevilha na Espanha. Tal basílica e atual museu é conhecida pelas inúmeras relíquias de santos.
A construção mudou a visão arquitetônica da época. Ate hoje algumas mesquitas são baseadas no estilo da cúpula central que possui 56 metros de altura. Após a invasão turca em Constantinopla a basílica virou mesquita e houve algumas alterações na arquitetura. Hoje a antiga basílica e atual museu é considerado Património Mundial pela UNESCO - Áreas Históricas de Istambul (cidade onde se encontra o atual Museu)



2 comentários:

  1. Ela nos mostra que não podemos ser só uma parte,temos que ter equilíbrio com todas as partes do nosso ser.

    ResponderExcluir