"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

29 janeiro 2012

Lammas

O ritual de Lammas ou Lughnasadh tem origem celta. É comemorado dia 2 de fevereiro no hemisfério sul. Esse ritual acontece depois de Litha (solstício de verão) e antes de Mabon (equinócio de outono). Tal cerimonia é a festa da primeira colheita. Essa época é momento de agradecimento aos Deuses por tudo o que colhemos.
O nome Lughnasadh é uma homenagem ao Deus celta Lugh enquanto Lammas significa “missão do pão”. Lammas tem esse significado, pois geralmente nessa cerimonia tem um pão, bolo ou algo feito com grãos que representa a colheita onde ele é compartilhado com todos que estão presentes em tal ritual.
As oferendas desse e de qualquer ritual costumam mudar de acordo com o hemisfério e a cultura. É comum ter bonecos de milho ou trigo representando Deuses nesses festivais. Tais bonecos são ditos como amuletos de proteção sendo guardados o ano todo por seu “dono” e sendo queimado no próximo ritual de Lammas. Costuma-se queima-los junto com pedidos de agradecimento aos Deuses. Nesse ritual deve ter fartura em comidas, alegria e musica.
As noites começam a ficar mais longas, ate que sejam maiores que o dia (solstício de inverno – Yule).
No Brasil costuma-se adorar algumas Deusas nesse sabbat. Por ele ser comemorado no mesmo dia de Iemanjá, pode-se ter uma relação com ela nesse ritual. Além dela podemos nos unir a outras Deusas como Mulher Mutante, Mulher Milho, Mani, Brigid e etc.
Na era medieval esse era um dos sabbats mais conhecidos na Inglaterra e na Escócia. Lammas marcava para alguns países além da primeira colheita o fim do feno (mistura de plantas ceifadas e secas). A colheita de feno começava depois de Litha e terminava em Lammas.
Um dos registros clássicos sobre o significado de Lammas está numa obra de Shakespeare, Romeu e Julieta. Shakespeare, pois o nascimento de Julieta um dia antes do sabbat de Lughnasadh. Julieta de acordo com a história morre antes que os frutos de sua semeadura fossem colhidos. A questão abordada pelo escritor esta na “pressa” de nascer antes de um dia propicio!



Um comentário:

  1. Na "pressa" de nascer antes de um dia propicio!
    Como tudo em nossa vida,tem que ter o tempo certo para nascer,muito bom,esperando para celebrar esse ritual tão importante,o momento de agradecer....

    ResponderExcluir