"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

31 janeiro 2012

Lammas ao redor do mundo

Lammas ocorre em todos os lugares do mundo. Há algumas mudanças no ritual devido a culturas e hemisférios serem distintos.

• Na Coréia, tal festival virou um feriado de três dias onde é comum que os coreanos voltem a suas cidades natais e comam comidas típicas coreanas. O nome desse ritual é Hangawi que significa “tempo de outono”. Costuma-se ter fartura de comida nesse dia.

• Home Harvest, começou em Barbados na Islândia. Esse ritual começou por volta de 1688 no começo da colheita da cana de açúcar. O festival continha muita musica, comida, bebida e alegria. Tal ritual sobreviveu aos anos.

• O Niiname-sai virou feriado nacional no Japão. Tal feriado foi nomeado de Dia do Trabalho. A lei que deu origem ao feriado diz que é o dia onde devesse cultuar o trabalho e as benções que por ele são proporcionadas. Em tal ritual é dia de se oferecer comida aos espíritos também.

• Fiesta Nacional de la Vendimia e um dos festivais mais importantes da Argentina. Costuma-se aumentar o numero de turistas no país nessa época do ano.

• Mehrgân é o festival da amizade, amor e carisma do Islã. Ele também é associado ao festival de outono. Costuma-se vestir roupas novas e enfeitar as mesas de forma bem colorida. Na mesa é posto legumes, frutas, um espelho e incensos. No fim do jantar flores de lótus e açúcar são jogados na cabeça de quem se abraça com o intuito de prosperidade e amor.

• Festival Mid-Autumn ou Festival da Lua é conhecido para os Chineses e para os Vietnamitas. Costumam-se comer mooncakes, contar histórias e lendas sobre o surgimento do ritual além das danças do dragão e a do leão.

• Makar Sankranti é o festival que acontece no norte Índia. Ele é comemorado tradicionalmente em quatro dias. O primeiro dia, Bhogi, as pessoas tendem a tirar tudo que é velho e que não tem mais serventia de suas casas. As crianças de até 3 anos comem um doce cujo nome é Regi Pandlu com o intuito de tirar o mau olhado. No segundo dia, Makara Sankranti, as pessoas usam roupas novas, oram para os Deuses e oferecem comidas aos antepassados. No terceiro dia, Kanuma, é comum ver os indianos adorando as vacas e distribuindo alimentos aos animais, isso além de suas orações típicas para a época. O ultimo dia, Mukkanuma, só é celebrado entre os vegetarianos que agradecem mais uma vez aos Deuses.

• Onam é o festival do povo Kerala, sul da Índia. Esse festival é marcado por seus tapedes de flores, banquetes e musicas. Tal ritual pressa o retorno a família. Ele tem duração de 10 dias.

• Guldize é uma festa que acontece na Inglaterra. Ela marca o inicio da colheita do milho e é representada por bonecos feitos de trigo.

• Nos Estados Unidos e no Canadá Lammas possui um dos nomes mais famosos, Ação de Graças. Nesse dia é momento de estar com suas famílias e orar pelas comidas e bebidas que foram a mesa ao longo do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário