Diana nasceu no ano de 1961 e se casou com o Príncipe do País de Gales Charles, sendo sua primeira esposa. Charles era filho da Rainha Elizabeth II do Reino Unido. Ela teve dois filhos com Charles que estão linha de sucessão ao trono.
Ela se casou no ano de 1981 quando tinha 20 anos de idades, tornando-se uma das mulheres mais famosas do mundo. Ela virou símbolo de elegância e de caridade devido a seus trabalhos no combate a AIDS e na sua campanha internacional contra minas terrestres. Seu casamento acabou no ano de 1996, devido a um escândalo por parte do Príncipe Charles. Ele estava tendo um romance com Camilla Parker, sua atual esposa.
A Princesa Diana faleceu em um acidente de carro em Paris em setembro de 1997. Seu funeral foi assistido por 2.5 bilhões de pessoas do mundo inteiro, se tornando o evento mais assistido da história da televisão. Uma pesquisa atual britânica conta que mesmo uma década depois de seu falecimento ela ainda é tema de diversas revistas, jornais e livros sendo o seu nome citado aproximadamente 8 mil vezes por ano na imprensa.
Diana era filha de Edward John Spencer, Visconde Althorp com a nobre inglesa Frances Ruth Burke-Roche. Ela nasceu na propriedade real de Sandringham, em Norfolk, Inglaterra. Ela foi batizada na igreja de St Mary Magdalene (Santa Maria Madalena). Diana frequentou a escola Riddlesworth Hall onde somente meninas eram estudantes. Ela foi reconhecida pelo seu talento para artes em particular a dança assim como para tocar piano. Tempo depois seu pai a matriculou na West Heath Girl's School. Diana não conseguiu passar nos exames finais da escola, mesmo na sua segunda tentativa. Formou-se aos 17 anos. Durante uma festa de caça em Althorp, Diana conhece seu futuro marido o Príncipe Charles que na época namorava sua irmã mais velha, Sarah. Em 1978 Charles termina o namoro com Sarah, nessa mesma época Diana estava na Suíça estudando no Instituto Alpin Videmanette regras de etiqueta, arte culinária, arte floral, línguas e outras coisas. Aos seus 18 anos ganhou um apartamento em Londres e iniciou um curso de culinária francesa no Cordon Bleu apesar de não gostar de cozinhar.
Diana no mesmo ano teve que largar o curso de culinária para cuidar de seu pai enfermo junto com a ajuda de sua mãe. Com a ajuda da mãe ela conseguiu um emprego como professora de balé no estúdio Vacani, mas ficou pouco tempo ensinando.
Sua vida em Londres era tranquila e ela não gostava de discotecas por ser tímida. Passava a maior parte do tempo com sua família. Ainda no ano de 1978 Diana e sua irmã Sarah foram convidadas para a festa de aniversario do Príncipe Charles. Em uma carta para sua babá, Diana relata que gostaria muito e estava planejando junto de seus outros irmãos casar Sarah com Charles. Em janeiro de 1979 Diana foi convidada pela Rainha para a semana da caça em Sandringham e em julho do mesmo ano ela e sua irmã Jane foram convidadas novamente pela Rainha para conhecer o Castelo de Balmoral na Escócia.
Em agosto do mesmo ano o padrinho e pai substituto do príncipe Charles é assassinado no Irã. No encontro de amigos para o funeral Diana começa a conversar com Charles, o que até então não havia sido feito.
A partir do ano de 1980, Diana começou a frequentar o castelo de Sandringham sem a companhia da irmã. Tempos depois a avó de Diana, a Baronesa Fermoy junto com Elizabeth II planejaram seu casamento com Charles, já que ela era virgem e de família nobre.
As constantes aparições de Diana com Charles tornou noticia nos jornais. Eles eram tidos como o novo romance real. Charles convidou Diana para um encontro no Castelo de Windsor e disse a ela o quanto sentiu sua falta quando ela estava na Suíça, além disso, a pediu em casamento.
O casamento foi anunciado no dia 24/02/1981. Em uma viagem do Príncipe a Austrália e Nova Zelândia, Diana foi vista chorando o aeroporto. Nessa época Camilla Parker já era amiga de Charles e em sua volta para o palácio Diana viu um bracelete com as siglas G.& F. (Gladys & Fred, os apelidos que Camilla e Charles deram um ao outro). Diana pouco tempo depois disse que Charles não lhe deu uma resposta precisa. Em uma partida de polo em que Charles jogava Diana chora em meio a publico por ter descoberto que tal bracelete seria entregue a Camilla. A família real disse que tal reação foi exaustão.
O casamento aconteceu na Catedral de São Paulo em Londres no dia 29/06/1981. A cerimonia contou com 3.500 convidados incluindo Camilla Parker e seu esposo Andrew Parker e foi assistida por um bilhão de pessoas do mundo todo. Diana se tornou oficialmente a Princesa Diana de Gales e foi elevada a terceira mulher mais importante da monarquia britânica. Diana começou a chamar mais a atenção do que o próprio Príncipe Charles pela sua beleza e seu jeito carinho e meigo.
Tempos depois Charles começou a desprender mais tempo com os amigos e entre eles estava Camilla e começava a viver na casa Highgrove enquanto Diana ficava sozinha e no Palácio de Kensington. Apesar de aparentarem estar apaixonados para o publico Diana desconfiava cada vez mais de um romance entre Charles e Camilla. A imprensa local e internacional chamou de “guerra dos galeses” o relacionamento conturbado de Diana de Charles. Em 1992 foi formalmente a presentada a separação deles.
Seu divorcio aconteceu em 9/12/1992 e Diana poderia continuar a viver no Palácio de Kensington com a guarda compartilhada de seus dois filhos, Willian e Harry, além de receber 17 milhões de libras. No ano de 1996 uma carta patente de Isabel II do Reino Unido dizia que qualquer ex- esposa de Príncipes britânicos perdia o título de alteza real e junto dele suas mordomias. Ao saber da noticia Diana chorou incessantemente e foi publicado no jornal que seu filho mais velho havia lhe dito que devolveria isso a ela quando se torna-se rei.
Diana falece um ano depois em Paris na Ponte de l'Alma. Ela e Dodi Al-Fayed, produtor cinematográfico e empresário egípcio estavam jantando em um restaurante quando paparazzi começaram a persegui-los. Após a saída do restaurante eles foram perseguidos por “sete paparazzis” que fizeram o carro que eles estavam uma Mercedes-Benz S280 sedan bater no 13° pilar do túnel. O único sobrevivente do acidente foi o guarda costa de Dodi Al-Fayed que após meses de coma disse não lembrar do ocorrido.
Os tabloides acreditam que ouve conspiração por parte da família real. Na época o motorista foi declarado sobre o efeito de drogas e álcool. Tempos depois as autoridades do Metropolian Police Service disse que o caso era mais complexo do que se imaginava. As autoridades francesas também decidira reabrir o caso mais nada foi dito sobre o assunto. No seu funeral seu irmão Conde Spencer disse “Acima de tudo, nós agradecemos pela vida de uma mulher que tenho muito orgulho em poder chamar de minha irmã - a única, a complexa, a extraordinária a insubstituível Diana, cuja beleza, interna e externa, jamais se extinguirá de nossas mentes.”.
Seu lugar de descanso é na propriedade campestre da família em Northamptonshire, Inglaterra. A ideia inicial era enterra-la na câmara mortuária dos Spencer, mas seu irmão Charles Spencer 9° Conde Spencer ficou preocupado com a curiosidade e com a segurança. Charles Spencer decidiu então escolher um lugar onde poderia ser cuidado diariamente e visitado por parentes e amigos.
Ele escolheu seu local de sepultamento em uma ilha no lago ornamental de Althorp. Lá contem 36 arvores que simbolizam a sua idade e tais plantas levam até o lago. Além disso, possui quatro cisnes negros que simbolizam sentinelas. No lago possui lírios e rosas flutuantes que eram as flores favoritas de Diana.
No ano de 2002 Diana foi colocada em terceiro lugar na votação do “100 greatest britons” (os 100 melhores britânicos) ultrapassando a rainha Elizabeth II e outros monarcas britânicos.
Em 2007 seus filhos organizaram um concerto cujo nome foi concert for Diana que seria sua comemoração de 46 anos de vida.
A princesa se tornou conhecida por apoiar projetos de caridade, antes e depois do seu casamento. Ela foi a primeira celebridade a tocar em alguém com AIDS ano de 1987. Ela provou para o mundo que aids não se passava pelo o toque e o presidente dos estados Unidos Bill Clinton disse em um discurso que :
“Em 1987, quando muitos acreditavam que a AIDS poderia ser contraída através do toque, a Princesa Diana sentou-se numa cama onde deitava um aidético e segurou sua mão. Ela mostrou ao mundo que as pessoas com AIDS não mereciam o isolamento, mas sim compaixão. Isso ajudou a mudar a opinião do mundo, ajudou as pessoas com AIDS, e também ajudou a salvar as pessoas em risco.”
Sua visita em Luana, Angola no ano de 1997 foi uma de sua aparição mais importante para o trabalho voluntário VIP do comitê internacional da cruz vermelha. Ela visitou sobreviventes das explosões de minas terrestes além de comparecer em aulas de conhecimento sobre minas que ameaçavam vilarejos e casas. No mesmo ano ela visitou a Bósnia para evitar prejuízos causados pelas minas, principalmente em crianças.
Em 2005 a organização das nações unidas apelou para as nações que produziam minas (China, Índia, Coréia do Norte, Paquistão, Rússia e Estados Unidos) para que elas assinassem o tratado de Ottawa proibindo produção e uso, isso em nome da Diana.
A diretora do fundo das nações unidas para a infância disse que minas terrestres continuam sendo "uma atração mortal para crianças, cuja inata curiosidade e necessidade de brincar frequentemente as levam direto para o caminho do mal".
Seu nome completo quando casada com o Príncipe Charles era Sua Alteza Real a Princesa de Gales, Condessa de Chester, Duquesa da Cornualha, Duquesa de Rothesay, Condessa de Carrick, Baronesa de Renfrew, Senhora das Ilhas e Princesa da Escócia, mesmo assim será lembrada como a caridosa Princesa Diana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário