"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

23 janeiro 2012

Coco Chanel

“Elegância é tudo aquilo que é belo, seja no direito seja no avesso.”
Coco Chanel
Gabrielle Bonheur Chanel mais conhecida como Coco Chanel nasceu em Paris no ano de 1883 e se tornou uma importante estilista. Suas criações inspiraram a moda mundial e hoje existe uma marca em seu nome “Chanel”.
Chanel era filha de Albert Chanel, um feirante e Jeanne Devolle, doméstica. Ela possuía quatro irmãos. Sua mãe faleceu quando ela ainda era jovem de tuberculose. Seu pai devido ao seu trabalho matriculou as filhas no colégio interno Nossa Senhora da Misericórdia enquanto os filhos foram trabalhar em propriedades rurais. No ano de 1903, Chanel trabalhou em uma loja de enxovais como costureira. Ela costumava ver a prima que possuia a mesma idade dela e a mesma garra para mudar de vida. Seu apelido Coco veio de uma musica que ela cantava junto da prima chamada "Quem viu Coco no Trocadero?" ("Qui qu'a vu Coco dans l'Trocadéro?").
Aos vinte anos de idade Chanel tentou empregos de dança e teatro, mas não obteve sucesso devido a sua estatura. Chanel teve um romance com Etienne Balsan. Ele era do socialite e tinha uma fabrica de tecidos. Fabricava roupas para a guerra, mas o romance acaba ao perceber que não amava mais Chanel. No ano de 1910, Chanel conhece Arthur Capel. Ele era um milionário inglês. Ela se apaixona por ele e ele a ajuda a abrir sua primeira loja de chapéus. Capel a ensina a frequentar o meio sofisticado. Meses depois seu amado falece num acidente de carro. Chanel fica desolada e aproveita sua dor para abrir uma loja com roupas esportivas, chapéus. Foi nesta loja que ela começa a comercializar calças femininas o que antes não era feito. Ela foi à pioneira neste ramo.







No inicio dos anos 20 Chanel torna a se apaixonar. Desta vez por um príncipe russo falido. Ele havia fugido da Rússia que na época era União Soviética. Seu nome era Dmitri Pavlovich. Foi devido a ele que Chanel tem mais uma inovação. Ela começa a confeccionar roupas com bordados com o tema do folclore russo. Na época ela contratou 20 bordadeiras. Nesta mesma época Chanel conheceu grandes artistas como Pablo Picasso, Luchino Visconti e Greta Garbo. Além de suas confecções próprias ela criou perfume. Tempos depois tal perfume se tornou celebridade no meio sofisticado e ganhou o nome de “Chanel nº 5”. O numero tinha referencia ao seu numero da sorte. Depois do “Chanel nº 5” veio o nº 17 que não obteve o mesmo sucesso.
Durante a segunda guerra mundial Coco Chanel se envolveu com um oficial alemão e fechou sua loja que só foi reaberta em 1954. Devido ao seu romance as pessoas pararam de frequentar sua loja. Foi uma fase de dificuldade financeira de Chanel e a solução foi comercializar para o outro lado do Atlântico, passando assim a residir na Suíça. Devido ao falecimento do presidente dos Estados Unidos John Kennedy, a ex-primeira dama Jackie Kennedy começou a usar as roupas de Chanel, fazendo assim com que ela conseguisse retornar a França.
Chanel faleceu no ano de 1971 aos seus 88 anos. Seu funeral foi assistido por centenas de pessoas que foram vestidas com suas roupas em sinal de homenagem. Ela faleceu no Hotel Ritz Paris onde viveu por anos. Há um filme em seu nome (“Coco antes de Chanel”) que é uma biografia de sua vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário