"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

05 janeiro 2012

Amelia Earhart parte 2

Amélia queria um recorde só seu e então partiu em uma viagem solo de ida e volta pelo continente americano no ano de 1928. Seus conhecimentos foram gradualmente amadurecendo e ela começou a ser reconhecida por grandes pilotos. O general Leigh Wade disse em um jornal "ela nasceu para pilotar, com um toque delicado no manche.”. Ela participou de sua primeira corrida aérea no ano de 1929 chegando em terceiro lugar. Trabalhou ativamente pelo crescimento de mulheres no ramo da pilotagem e quando mulher foi banida de voar em 1934 ela se recusou a pilotar o avião que levaria a atriz Mary Pickford para Cleveland para abertura da corrida aérea.
Amélia se casou com George Putnam após suas seis tentativas de pedido. Na sétima ele ouviu o sim por parte de Amélia. Putnam era divorciado. No dia de seu casamento Amélia escreveu uma carta a seu marido que dizia "Eu quero que você entenda que não o prenderei a nenhum código medieval de fidelidade a mim e que tão pouco me considerarei presa a si desse modo."
As ideias sobre casamento para ela eram muito liberais para a época, pois ela acreditava na responsabilidade de ambas as partes e, além disso, não adicionou o nome de seu marido no seu. Após um incêndio em sua casa ela e Putnam decidem se mudar para o norte Hollywood o que aproximou seu marido da Paramount pictures o tornando editor chefe da companhia de filmes.







Amélia entrou para o corpo docente da Purdue University em 1935 aconselhando mulheres sobre carreiras e como conselheira técnica do Departamento de Aeronáutica.
No ano de 1936 ela começou a planejar um voo ao redor do mundo, não seria o primeiro, mas seria o com a maior rota. Sua escolha como navegador foi capitão Harry Manning e seu segundo navegador era Fred Noonan por ser da comunidade de aviação de Los Angeles.
No dia de são Patrício (17/03) do ano de 1937 eles efetuaram a primeira parte da viagem. Voaram de Oakland, Califórnia até Honolulu, Hawai. Devido a alguns problemas na mecânica do avião eles tiveram que para no Havaí. Três dias depois o voo recomeçou. Apesar disso na hora da decolagem o pneu estourou então o avião teve que voltar por mar para a fábrica na Califórnia para reparos.
Na sua segunda tentativa, Amélia voou para Miami onde fez o pronunciamento publico sobre seus planos de volta ao mundo. Eles partiram de Miami no dia 1 de junho e após várias escalas na América do Sul, África, Índia e Sudoeste da Ásia, chegaram a Lae, Nova Guiné em 29 de junho de 1937. Eles haviam percorrido 22 mil milhas o que equivale a 35 mil quilômetros, restavam apenas sete mil milhas ou 11 mil quilômetros, sobrevoando o pacifico.
Voltaram para os ares em 2 de julho de 1937 seguindo para a ilha de Howland que era uma fina faixa de terra a aproximadamente 4 mil quilômetros da onde eles estavam. A ultima notificação da localização deles foi próximo as Ilhas Nukumanu que era 1.300 quilômetros da onde eles saíram.
Um possível erro parte do aparelho de radio ser recente para a época ou o uso na notificação da localização de 30 minutos o que era muito tempo. Um navio que passava pelo local recebeu um recado de radio de Amélia, mas ela não ouviu a resposta dele. Ela dizia “Nós devemos estar sobre vocês, mas não conseguimos vê-los o combustível está acabando. Não estamos recebendo suas transmissões por rádio. Estamos voando a 1.000 pés.” As 7:42 da manha. Sua ultima transmissão foi as 8:43 dizem que ela havia visto a ilha de Howland no mapa o que estava errado por cerca de 5 milhas náuticas ou seja, 10 quilômetros. O navio que captou a mensagem dela tentou fazer com que ele fosse visto de diversas maneiras inclusive incendiando óleo no mar.







Há diversas hipóteses sobre sua morte. Uma delas é de afundamento do avião. O contra-almirante Richard R. Black, Marinha dos EUA que estava em Howland disse que eles não deviam estar muito longe da ilha. A marina americana procurou vestígios do avião nos arredores da ilha durante dos anos até encerrar a operação. Uma segunda hipótese foi que ela teria conseguido pousar na ilha Gardner. Essa hipótese foi levada até o fim pelo seu marido Putnam e sua mãe Mary. Ambos fizeram grandes investimentos para que Amélia pudesse ser resgatada caso estivesse na Ilha de Gardner que fica próximo de Howland e mais próximo ainda da sua localização da ultima mensagem de rádio. Além dessas existem outras hipóteses como o fato dela ter virado refém de japoneses, e até mesmo dela ter assumido outra identidade, fato é que nenhuma delas foi dita como verdadeira.
Seus recordes foram:
 Recorde mundial de altitude feminino: 14.000 pés (1922)
 Primeira mulher a voar sobre o Atlântico (1928)
 Primeira mulher a voar solo sobre o Atlântico (1932)
 Primeira pessoa a voar solo sobre o Atlântico duas vezes (1932)
 Recorde de velocidade de 100 km (e com 226,80 kg de carga) (1931)
 Primeira mulher a voar num autogiro (1931)
 Recorde de altitude em autogiros: 15.000 pés (1931)
 Primeira pessoa a cruzar os EUA num autogiro (1932)
 Primeira mulher a receber a “Distinguished Flying Cross” (1932)
 Primeira mulher a efetuar um voo sem escalas, costa a costa através dos EUA. (1933)
 Recorde transcontinental de velocidade feminino. (1933)
 Primeira pessoa a voar solo através do Pacífico, entre Honolulu, Hawaii e Oakland, Califórnia (1935)
 Primeira pessoa a voar solo de Los Angeles, Califórnia a Cidade do México, México (1935)
 Primeira pessoa a voar solo, sem escalas da Cidade do México, México a Newark, Nova Jérsei (1935)
 Recorde de velocidade de voo leste a oeste de Oakland, Califórnia a Honolulu, Hawaii (1937)



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