"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

02 fevereiro 2012

Durga

Durga é o aspecto feminino do divino. Ela é na maioria das vezes representada como uma deusa guerreira com 10 braços que cavalga em um tigre ou um leão. Ela carregada armas, uma concha e flor de lótus, além de praticar mudras (símbolos com as mãos). Seu nome significa “a invencível”. Os hindus acreditam que ela é a protege todos dos demônios e da miséria além de destruir pensamentos como inveja, ódio e orgulho. De acordo com os hindus Durga se encontra no estado svātantrya (autossuficiente independente das coisas ou pessoas) e de compaixão. Durga quando se encontra diante de grandes batalhas se enche de paciência e coragem e nunca perde seu senso de humor. Durga pode assumir outros nomes como Parvati, Ambika ou Kali.
Durga é mãe de Ganesha (mestre do intelecto e da sabedoria), Kartikeya (), Lakshmi (É personificação da beleza, da fartura, da generosidade e principalmente da riqueza e da fortuna) e Saraswati (Guardião da terra).
Durga se veste de vermelho, pois tal cor simboliza a ação. Isso significa que a Deusa esta sempre ocupada nos protegendo-nos do mal, da dor e do sofrimento.
Ela esta sempre ao lado de um tigre que simboliza a forca ilimitada. Quando ela esta em cima do trigo ela esta dizendo que sua força é ilimitada. Sua forma de 10 braços significa as 10 encarnações terrenas de Vishu.
Além disso, Durga carrega em suas mãos a concha que simboliza o primeiro som o AUM, som de criação do universo e a diversidade de armas em suas mãos são para que possa matar os diversos monstros e pensamentos. A flor de lótus carregada por ela simboliza a superação, resistência e sucesso.
Na Caxemira, Durga é adorada com o nome de Shaarika e o seu principal templo esta em Hari Parbat em Srinagar. Seu festival se chama Vijaya Dashmi que significa o decimo dia. São nove dias de festas e elas estão por toda a parte na Índia. A cada um dos nove dias se festeja um dos nove aspectos de Durga. No estado de Gujarat existe um decimo dia de comemoração onde se dança a dança de Durga, o Garba. Em Mysore Karnataka , ela é adorada como Chamundeshwari , a deusa padroeira da cidade durante Dussehra Durga é adorada independentemente das diferentes castas. Ela é vista como uma deusa justa. Seu festival se chama Durga Puja



Nenhum comentário:

Postar um comentário