"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

11 janeiro 2012

Helena de Tróia

Helena de Tróia era considerada a mulher mais bonita de toda Grécia. Filha de Zeus com a rainha Leda. Sua mãe, Leda, era esposa de Tíndaro e rainha de Esparta. Certa vez Zeus, Deus do céu e do trovão se transformou em um cisne e a seduziu. Desta união nasceu Helena e Pólux. Além deles Helena teve Clitemnestra e Castor como irmãos. Como seu marido, Tíndaro estava em uma viagem quando Leda engravidou, todo o reino percebeu e ela ficou muito envergonhada pois o bebê não era do rei, acabou que ela após dar a luz Helena e Polux se matou. Tíndaro cuidou de Pólux e Helena como se fossem seus filhos.
Helena após o casamento de sua irmã Clitemnestra com o príncipe de Micena Agamenon foi sequestrada por Parísio, príncipe de Athenas. Ela ficou amiga dele e anos se passaram até que Pólux a achasse. Polux e Parísio morrem em combate. Helena quando voltou a Esparta foi rechaçada pelo seu pai Tíndaro. Por ter muitos homens que queriam casar com ela, todos eles tiraram na sorte quem casaria com Helena e os outros jurariam protege-la. Menelau, irmão de Agamenon e príncipe de Micena ganhou Helena na sorte só que ela deveria provar que não foi violada por seu sequestrador Parísio.
Helena é humilhada entrando nua numa sala com todos os nobres do palácio e comprova que não foi violada.
Helena tem uma filha com Menelau cujo nome é Hermione.







Páris era um filho do Rei Príamo de Tróia que carregava no seu destino o declínio da cidade. Sua irmã Cassandra, por ser vidente avisa o tempo todo à família e no seu nascimento ele foi rejeitado. Anos depois a família real o aceita de volta, mas Cassandra torna a avisar sobre o destino da cidade caso ele esteja vivo. Por haver um possível combate entre Esparta e Tróia Príamo manda Páris para Esparta para com consenso de paz.
Ao chegar a Esparta Páris conhece Helena e ambos se apaixonam. Na hora que Páris voltaria para Tróia Helena foge com ele. Esse ato foi à desculpa que Esparta queria para atacar Tróia.
Tróia era a maior cidade de Grécia e possuía a rota das especiarias da Índia e a das madeiras da África.
Helena foi recebida por Tróia, mas os príncipes que a prometeram fidelidade vão atrás dela. Agamenon para que pudesse seguir viagem até Tróia faz uma oferenda para a deusa Atenas com um sacrifício de sangue, já que era a única maneira de fazer com que os ventos conspirassem a favor para sua ida a cidade. Tal sacrificada era sua própria filha com Clitemnestra, Ifigênia, e Atena ordenava que ele mesmo a matasse. Assim foi feito.
A guerra durou 10 anos e durante um conflito Hector, irmão de Páris foi morto por Aquiles que o arrastou morto preso à carruagem durante um dia inteiro. Helena ao ver aquilo tenta se entregar e acabar com a guerra só que Páris sabedor disso a impede e acaba morto por Agamenon. Os espartanos só conseguem tomar a cidade de Tróia através de um cavalo de madeira que dentro havia guerreiros e assim é feito. Assim que a cidade é tomada os guerreiros matam os herdeiros, o Rei Príamo e a rainha. Após o ganho da guerra enquanto todos festejam Clitemnestra mata Agamenon vingando assim a morte da própria filha Ifigênia.







Existem diversas versões sobre o final desta história de amor. Uma delas é que Helena é rejeitada por Menelau e expulsa de Tróia e de Esparta. Ela recebe abrigo da rainha Polixo de Rodes e esta estava sedenta de ódio por Helena, pois seu marido havia morrido na guerra. Dizem que durante um banho, Polixo mandou suas servas vestidas de Erínias (na mitologia significa a personificação da vingança) para que sufocasse Helena.
Outra versão é que Helena segue até o fim de sua vida Menelau, apesar de não como esposa.
Fato é que em todas as versões dizem que Helena está com Páris em um lugar onde Afrodite (Deusa do Amor) fez para eles. Afinal, Helena foi um presente dado por Afrodite para Páris.







No filme “Helena de Tróia” nem todos os personagens dessa trama aparecem como a filha de Helena, Hermione. O interessante do filme é que mostra o momento em que Páris recebe o presente de Afrodite e todo o amor de Helena e Páris. O filme também mostra o jogo politico envolvido na guerra de Tróia e o sacrifício que foi feito a Deusa Atena para que Agamenon conseguisse seguir rumo a Tróia.
Já no filme “Tróia”, o interessante está na vestimenta. O filme conta mais a vida de Aquiles e o amor de ele pela prima de Páris e Heitor, Grises. O filme comete alguns erros como a morte de Menelau, o fato de Páris continuar vivo e da guerra é retratava como se em um mês tudo estivesse resolvido o que não foi verdade. Tal guerra dura 10 anos. Apesar disso “Troia” retrata bem o jogo politico e a ganancia de Agamenon.



2 comentários:

  1. Fiquei com vontade de ver os filmes!
    Ainda tem comentários sobre o filme,que faz com que eu entenda ainda mais a história deles.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa agradecer nada Joana. Estamos aqui sempre para aprender com o próximo. Eu, você e todos devemos ouvir as histórias contadas e quando temos filmes podemos facilitar o momento de aprendizagem.

      Excluir