"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

10 outubro 2012

Santa Hildegarda de Bingen – Parte 3

Em 1136 Jutta vem a faleceu e Hildegarda passa a ser a mestra das monjas.
No mesmo ano ela recebe uma visão que a diz: "Oh mulher frágil, cinza de cinza e corrupção de corrupção, proclama e escreve o que vês e ouves".
Todavia temendo sua capacidade e com receio dos pensamentos alheios ela torna a adoecer. Com a ajuda de outro Monge que a diz que se foi uma visão ela deve por em pratica ela começa a esboçar Liber scivias Domini. Somente em 1147 através de uma carta ao Papa Eugenio III pedindo para o mesmo ler seus relatos e confirmar suas visões que ela sentiu-se encorajada a publicar seu dom profético. O Papa e um comitê de cléricos garantiu que suas visões eram verdadeiras e honrosas.
Em seus relatos o que era mais surpreendente era a forma que criticava os preconceitos da época.
Ela mencionava que as mulheres em geral tinham pouquíssimo espaço à vida social, civil e religiosa. Ainda criticava os estudos que eram dirigidos às mulheres e aos homens dentro da instituição católica. Para os homens, as mulheres eram consideradas analfabetas e sua moralidade e capacidade física e intelectual posta à prova.
No mesmo ano saiu do convento de Disibodenberg devido a uma visão e seguiu para o antigo Mosteiro de Rupertsberg que estava arruinado e era localizado uma região erma. Teve oposição do clero, mas seguiu mesmo assim com suas dedicadas e reconstruiu o antigo mosteiro completando sua obra dois anos depois. Sua primeira obra Liber scivias Domini foi conclusa neste mosteiro no ano de 1151.
Hildegarda viajou pela Europa pregando a favor das mulheres. Sempre acompanhada de suas visões que a diziam qual era seu próximo destino.
1163 começou a escreve a obra teológica mias notável que era baseado no evangelho de São João e no livro do Genesis. Essa obra sofreu varias interrupções e só foi publicada em 1174 pouco antes de seu falecimento.
Ao longo de sua vida escreveu diversas obras e realizou vários trabalhos ao longo da Europa em prol das mulheres. Compôs diversos cânticos hoje conhecidos e cantados em diversas igrejas

Quer ouvi-los? É acolhedor!
http://www.youtube.com/watch?v=ClPTuzkUdlA



Nenhum comentário:

Postar um comentário