"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

06 outubro 2012

Santa Hildegarda de Bingen – Parte 1

Conhecida mais tarde como Santa Hildegarda de Bingen a monja beneditina tinha um alto conhecimento em diversas formas de arte.
Além de monja ela era mística, teóloga, compositora, pregadora, naturalista, médica informal, poetisa, dramaturga e escritora alemã, e mestra do Mosteiro de Rupertsberg em Bingen am Rhein, na Alemanha.
Pouco conhecida pelo grande publico moderno, contudo não menos importante que muitas mulheres e homens que viveram na sua mesma época. Hoje ela é considerada a mulher mais singular do século XII na Europa.
Rompeu as barreiras dos preconceitos contra as mulheres que existiam em seu tempo e se tornou respeitada por autoridades em assuntos teólogos.
Seus vários e extensos escritos mostram que ela possuía uma concepção mística e integrada do universo, ainda que essa concepção não excluísse o realismo e encontrasse no mundo muitos problemas. A solução para eles, de acordo com suas ideias, devia advir de uma união cooperativa e harmoniosa entre corpo e espírito, entre natureza, vontade humana e graça divina.
Todavia sempre se manteve fiel aos votos feitos a Igreja Católica, mas combatia a corrupção dentro da mesma. Ela quis acima de tudo ensinar os mistérios da religião, do cosmos, do homem e da natureza para seus semelhantes.
Para ela o universo era a resposta para as dúvidas da humanidade, e a humanidade era a resposta para o enigma do universo.
Sua frase mais famosa diz que o Espirito Santo não poderia responder uma pergunta nossa se não perguntássemos a ele o que queremos saber.
Além de mística, teóloga e pregadora, foi poetisa e compositora talentosa, deixando obra de vulto e original. Também fez muitas observações da natureza com uma objetividade científica até então desconhecida, especialmente sobre as plantas medicinais, compilando-as em tratados onde abordou ainda vários temas ligados à medicina e ofereceu métodos de tratamento para várias doenças. Após um longo período de obscuridade, sua vida e obra vêm recebendo atenção crescente desde a segunda metade do século XX; seus escritos começaram a ser traduzidos para várias línguas.

Continua...




Nenhum comentário:

Postar um comentário