"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

14 outubro 2012

Celebração do dia

Antiga celebração eslava para as Rodjenice, as deusas do destino.
Como as Parcas gregas ou as Nornes nórdicas, elas eram três mulheres que presenciavam todos os nascimentos, uma delas tecendo o fio da vida, outra o medindo e a terceira cortando-o.
A elas eram oferecidas as primeiras porções de comida dos festejos de batismo e a placenta dos recém-nascidos, que era enterrada sob uma árvore frondosa.
De acordo com o país de origem, aceitam-se, na formação da tríade, as deusas Rojenice, Sudnice e Sudjenice ou as deusas Fatit, Ore e Urme.

As cores de suas vestes eram relacionadas às suas “funções”. Enquanto a primeira veste azul e tece a juventude da vida a próxima alegra a vida e veste vermelho, por ultimo vem a que corta o fio da vida vestindo branco que simboliza o sinal da morte.
Um filme onde elas aparecem é a Bela Adormecida da Disney. Em um trecho diz :
”Quando estava tudo terminado, a menina mulher azul dotado de dons mágicos: a primeira virtude, a outras pela beleza, as riquezas terceiro, e assim por diante com tudo o que poderia desejar no mundo.”

Quer relembrar em que momento as Rodjenice ou as fadas madrinhas ,assim então chamadas, da Bela adormecida aparecem no filme?
Assista um pedacinho do filme.
http://www.youtube.com/watch?v=fgXidLjDIfA



Um comentário: