"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

04 outubro 2012

Celebração do dia

Celebração da antiga Deusa celta Boan a “Senhora das Vacas Brancas”, padroeira do Rio Boyne, na Irlanda e protetora das artes, da inspiração e da fertilidade. Segundo a lenda, havia uma fonte mágica na cabeceira do rio Boyne, onde cresciam nove aveleiras encantadas, cujos frutos conferiam o dom do conhecimento. As avelãs maduras caiam no rio, onde eram comidas pelo salmão, a mais sabia entre todas as criaturas da mitologia celta. Todas as deusas eram proibidas de se aproximar da fonte, mas Boann tentou chegar perto, o rio enfurecido saiu de seu leito e ameaçou afogar Boann. Ela se salvou e o rio não pode voltar atrás levando assim os dons da sabedoria a todas as pessoas





O conto mais famoso de Boann e sobre o seu amor por Dagda, o bom deus da floresta. O amor era reciproco, portanto ambos tinham seus companheiros.
Fui numa noite do Sabbat de Samhain quando os véus entre os mundos estavam mais finos que eles tiveram sua noite de amor. Boann ficou gravida e Dagda e a fim de esconder a gravidez de sua amada pega uma harpa magica e envolve todos em uma espiral. Apesar disso, Boann com medo de Nuana, companheira de Dagda resolver ter seu filho no mundo das fadas.
Apesar de no mundo dos deuses nove meses terem se passado no mundo dos homens somente 1 se passou.
Assim Boann deu a luz a Angus, deus sempre jovem. O destino tinha marcado esta criança para grandes coisas. Ele se tornaria um curandeiro de almas, o deus do amor e da poesia e do êxtase.




Um grupo de musica tem o seu nome Boann homenageando esta deusa.
Conhece-os:
http://www.youtube.com/watch?v=n2Kv3z5S9t0&feature=related




Nenhum comentário:

Postar um comentário