"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

01 outubro 2012

Frida Kahlo

Fidra Kahlo foi uma das maiores artistas mexicanas. Ela nasceu em 1907 numa pequena cidade próxima da Cidade do México. A casa onde nasceu e cresceu era conhecida como a casa azul e após a sua morte virou um museu destinado a suas obras e história.
Seu pai era alemão e tinha ido para o México com sua primeira esposa quando dia 19 anos. Sua primeira esposa faleceu dando a luz a seu segundo filho. Matilde, sua mãe era de origem indígena e foi a segunda esposa do seu pai. Com ele Matilde teve 4 filhas sendo Frida a terceira.
Desde pequena Frida dizia que cresceu num mundo cheio de mulheres.
Em seu histórico de vida ela contraiu diversas doenças, lesões e um grave acidente.
Aos 18 anos ela sofreu um acidente onde o bonde que trafegava chocou-se com um trem. Além disso, um para-choque de um veículo perfurou-lhe as costas atravessando a pélvis e saindo pela vagina. Frida ficou muitos meses entre a vida e a morte no hospital, teve que operar diversas partes e reconstruir por inteiro seu corpo, que estava todo perfurado. Tal acidente obrigou-a a usar coletes ortopédicos de diversos materiais.
Aos 22 anos ela casa-se com Diego Rivera. Teve um casamento tumultuado visto que ambos tinham temperamentos fortes e casos extraconjugais. Apesar de ter engravidado varias vezes em todas elas perdera o bebê por conta do acidente que sofrera com o bonde.
Tentou se matar diversas vezes por diversas questões emocionais mas veio a faleceu por uma forte pneumonia. Diego Rivera descreveu em sua autobiografia que o dia da morte de Frida foi o mais trágico dia de sua vida.




Sua carreira como artista começou tardiamente, mas não com menos esplendor. Seu pai tinha a pintura como passatempo, mas ela não se interessava pela mesma. Só se interessou quando sofreu o acidente de bonde que começou a pintar seus coletes de gesso.
A peça foi intitulada como “a coluna partida”
Ela aprendeu gravura, desenho e modelagem seguindo sua obra de forma autêntica.




Quer conhecer mais sobre essa mulher incrível?
Veja o filme sobre ela...

http://www.youtube.com/watch?v=lt8zzlavPGM&playnext=1&list=PLCC8F645CA8C5592D&feature=results_video

Nenhum comentário:

Postar um comentário