"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

18 março 2012

Premio Nobel de Literatura

O Premio Nobel de Literatura teve seu primeiro laureado no ano de 1901. Contudo, a primeira mulher a ganhar tal título foi em 1909.
Selma Lagerlöf, Sueca ganhou o Nobel quando tinha 58 anos. Ela teve mais de 25 obras publicadas.
Apenas 17 anos mais tarde outra mulher foi laureada. A Italiana Grazia Deledda. Ela ganhou o Nobel por escrever de forma clara e plástica a beleza de sua terra natal e por em seus poemas os problemas das pessoas de forma profunda e simpática.
A norueguesa Sigrid Undset foi outra a merecer tal mérito de premiação. No ano de 1928 ganhou por descrever tão precisamente a vida nórdica na Idade Média.
Em 1938 a Estadunidense Pearl S. Buck, que teve mais de 70 trabalhos publicados, ganhou o Nobel por sua descrição rica e detalhada da vida dos campesinos chineses.
A chilena Gabriela Mistral ganhou o premio em 1945, apenas duas premiações após a ultima mulher ter ganhado. Isso se dá, pois no ano de 1940 a 1943 não houve premiações do Nobel de Literatura. Ela publicou uma média de 20 poemas e sonetos e foi laureada aos 56 anos. Ela virou símbolo de idealista latino-americana. Isso se deu, pois suas líricas eram voltadas para as emoções.
Somente 28 anos depois outra mulher foi laureada. A alemã Nelly Sachs. No mesmo ano um homem também ganhou. Nelly Sachs recebeu o titulo por sua lírica comovente sobre o destino de Israel.
Toni Morrison ganhou em 1993 por seus textos densos sobre as experiências de mulheres negras nos Estados Unidos durante os séculos XIX e XX. A estadunidense teve mais de 20 trabalhos publicados, divididos entre artigos, romances, peças, literatura infantil e etc.
A polonesa Wisława Szymborska foi a 93º pessoa e a 7ª mulher a ser premiada. Ganhou tal título por escrever através de contextos históricos textos irônicos.
No ano de 2004 a australiana Elfriede Jelinek recebeu o Nobel aos 58 anos. Seu premio foi merecido por criar vozes e contra vozes em peças teatrais e novelas com zelo linguístico e mostrando os clichês das sociedades e do poder subjugante.
Apenas 3 anos depois a Estadunidense Doris Lessing foi laureada.
A ultima mulher a ganhar o Nobel de Literatura foi a Alemã Herta Müller. Ela possui mais de 25 livros publicados e recebeu o premio aos 56. Em 2009 ela ganhou por em seus textos relatar com franqueza o mundo dos desapossados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário