"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

13 março 2012

Mulheres da America do Sul

Na América em geral o povo foi submetido basicamente a Europa. No período das navegações, os europeus foram em buscas de colônias para extração e abastecimento do centro do mundo na época, a Europa. Isso fez com que a América como um todo tenha tido misturas de culturas a tornando um continente e com uma diversidade cultural grande. A América no Sul tem mais esse traço, pois a escravidão terminou depois da América do Norte. No Brasil, por exemplo, temos holandês, português, espanhol, índio e africano das mais diversas tribos da África.
Nossa cultura é muito baseada na africana e na portuguesa. Isso ocorre, pois os africanos foram a mão de obra braçal para a construção do nosso país. As mulheres tipicamente brasileiras da época (as indígenas) acabaram sendo acuadas e extinguidas na sua cultura porque era mal vistas pelos católicos e porque os índios preferiam fugir a trabalhar como escravos o que lhes custava à vida. O lado cultural português sobrepôs o africano por ser “mais civilizado” ao ver dos europeus. Apesar disso, a cultura africana permaneceu e é possível ver traços dela até hoje ao longo do Brasil. As mulheres brasileiras ao longo da evolução do Brasil e das outras colônias da América do Sul foi vista apenas como esposa ou mãe, nada, além disso.
Aos poucos a mulher foi adquirindo cargos e saindo de casa para os trabalhos, tomando assim uma posição antes masculina. As brasileiras tiveram ganhos quando se fala da lei constitucional. Hoje em dia as mulheres têm direito ao voto que foi uma conquista do ano de 1928 em um estado nordestino. Nesse ano o voto ainda não estava oficializado no país todo, pois não havia entrado para a constituição. Apenas no ano de 1932, no governo de Getúlio Vargas, que era considerado eleitor quando pessoa acima de 21 anos independentemente do sexo.
Outra conquista feminina na história brasileira foi a lei Maria da Penha que garante a não agressão masculinas nas mulheres brasileiras. O que muitos não sabem é que essa lei é tanto para agressões físicas como psicológicas. Apesar das brasileiras estarem garantidas na constituição, não é o que acontece no dia-a-dia de muitas mulheres. Hoje o estado do Pernambuco é o com maior índice de violência doméstica. Em certas cidades desse estado mulheres quando escutam outra mulher ser agredida, elas se reúnem na porta a agredida, usam apitos para que o homem agressor se iniba com o barulho. Elas alegam que é a única maneira de ajudar uma a outra, pois a lei é inexistente na região. Além disso, muitas mulheres que procuram o acolhimento da lei reclamam de não ter um lugar para ir morar e que a lei apesar de garantir que o agressor fique longe da vitima isso é quase que inexistente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário