"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

01 março 2012

Mulheres africanas

O dia internacional da mulher é para todas elas, independente da classe social, do país, continente, cultura ou religião. África, berço de base de muitas culturas, hoje considerado um continente perdido. Para quem será tal continente perdido? Nele é possível ver variações nas tribos e nos hábitos das mulheres. Mulheres sofridas e guerreiras, que se pintam, e se adereçam como em qualquer outra cultura para se sentir mais bonitas do que já são. Existe um dia especial para esta mulher que é 31 de junho. Tal data nasceu devido a Conferencia da mulher do oeste africano de 1961 que teve como objetivo realçar as qualidades delas. Essa data só passou a ser comemorada no ano de 1962 e poucas pessoas a conhece. Apesar do que muitos pensam o continente africano é o mais rico em diversidade cultural. Nos mais de 50 países da África acredita-se que tenha uma variedade de 20 grupos étnicos por país. Cada grupo possui sua forma de vida, seus costumes e tradições. Tais tribos costumam chocar as pessoas por possuírem hábitos de vida e forma de adereços tão distintos dos nossos.
Algumas tribos e os adereços femininos:

• Tribo Surma: É composta por um povo isolado no sudoeste da Etiópia. Suas mulheres costumam usar um disco de madeira no lábio inferior. O tamanho do disco é o tamanho do dote pago à família do noivo. Elas só podem ficar sem o tal disco quando não há homem por perto. Para tal tribo quanto maior o disco mais rica e bonita a mulher é. Em ocasiões festivas é normal ter o corpo pintado.

• Tribo Ndebele: Fica em Lesedi (Sul da Africa). O costume da tribo após o casamento é o uso de pesadas argolas de metal nos braços, pernas e pescoço das mulheres. Segundo elas tais argolas servem para não fugirem dos maridos ou não olharem para o lado.

• Tribo Padaung: Fica em Burma as mulheres tem o mesmo costume que na tribo Ndebele e são conhecidas como mulheres girafas. O pescoço delas é alongado com argolas de metais que podem chegar a 30 cm e vão sendo substituídos até a fase adulta. Para tal tribo o pescoço é o centro da alma por isso eles o protegem com tais argolas que podem pesar até 12 quilos. Elas podem retira-las para o banho, mas segundo elas depois de alguns anos eles viram parte de seus corpos
.
• Tribo do Vale do Omo: É composta no leste da África. Costuma-se usar a natureza para pintar o corpo. Nesta região a variação de cores oferecida pela natureza é imensa como, por exemplo, o ocre, vermelho, branco e o amarelo. Tais pinturas são extraídas de pedras, pó, barro, frutos e plantas.






• Tribos da Nigéria: Em algumas tribos da Nigéria as mulheres ferem sua pele quando se trata de uma fase importante na sua vida. Quando tais feridas cicatrizam se tornam feito uma renda no corpo. Tais desenhos corporais começam aos 5 anos de idade e elas só são consideradas aptas para se casar quando o desenho estiver pronto.

• Tribo Hamer: Em tal tribo a cerimonia mais famosa é a da passagem da adolescência para a vida adulta. O menino salta nu por um touro e a partir daquele momento já é considerado um homem. Já as meninas neste mesmo dia vira suas costas nuas para que batam nela. Depois quando as feridas cicatrizam elas mostram as feridas como forma de mostrar o laço de família. Ao contrario do que muitos pensam esse momento é esperado por ambos os sexos.

• Tribo Arbore: Esta talvez seja uma das menores tribos da África. Sua população hoje é de 4 mil habitantes. É de costume as mulheres usarem panos pretos em seus rostos. A crença principal dessa tribo é que através do canto e da dança eliminasse a energia ruim e traz boa sorte ao grupo e são as mulheres que costumam cantar e danças nessa tribo

• Tribo Zulu: Acredita-se que seja hoje uma das maiores tribos. É muito guerreira e
lutou contra os ingleses na invasão por colônias. Sofreu com o “Apartheid”. É normal o consumo de cerveja em festas e na alimentação padrão. A vestimenta das meninas é diferente da das mulheres. As mais velhas se cobrem por inteiro em uma veste de nome “isicholo” enquanto as meninas usam apenas contas e o tamanho das esferas tem um significado. Algumas contas simbolizam o amor e outras dão avisos. Os jovens podem cortejar as meninas lhes dando contas para suas vestes. A maioria das mulheres desta tribo ocupam cargos espirituais.


Parte 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário