"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

17 abril 2012

Samhain

Samhain ou Halloween para a roda do ano do Hemisfério Sul não é comemorado dia 31 de outubro e sim em abril. Esse sabbat significa para os celtas o final de um ciclo e o inicio de outro. Esse simboliza o ano novo e é o terceiro e ultimo sabbat de colheita. Samhain é regido pela Deusa Anciã. Na noite em que se é comemorado Samhain o véu entre os mundos está mais tênue e é possível se comunicar com seus antepassados. É um bom momento para se libertar de lembranças, saudades, desapego e nostalgia.
Nos países nórdicos e celtas acreditava-se que vários espíritos da natureza principalmente as fadas escuras costumavam perturbar humanos e animais. Para mantê-los a distancia era comum fazer uma oferenda e deixar nos bosques ou acender muitas velas e/ou aboboras iluminadas.
Nesse ritual reverenciam-se os antepassados.


Um comentário: