"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

22 fevereiro 2012

Circe

Circe, uma grande feiticeira, é filha de Hécate com Eetes rei da Cólquida. Seu nome significa “Falcão”
A Odisseia conta sua história e mantem sua fama de grande feiticeira. De acordo com a história Ulisses desembarca numa ilha com seu barco e sobe numa colina para ver sinais de habitação. Ele só localiza um grande castelo no centro da ilha. Para ver se podia contar com a hospitalidade da dona ou dono da casa ele manda homens ao local. Tal castelo é relatado como grande e cheio de leões e tigres que eram homens sobre os feitiços de Circe. Além disso, conta sobre a voz feminina e serena que ouviam de dentro do castelo. Os homens foram convidados por Circe a entrar e ela os ofereceu do melhor em comidas e bebida. No final da visita ela os transformou em porcos, mas ainda com consciência humana, apenas um dos homens não foi transformado, o que não se alimentou e nem bebeu nada oferecido por ela. Ao retornar ao barco e contar a Ulisses o ocorrido Ulisses resolve ajudar seus homens e visitar Circe. Durante a caminhada até o castelo ele encontra Hermes (Deus da fertilidade, da magia, dos caminhos e da divinação) que o avisa sobre os feitiços e lhe dá uma erva contra encantamentos. Ulisses a visitou e após comer e beber Circe lançou seu feitiço e ao invés dele também se transformar em um porco lançou sua espada fazendo com que Circe transformasse seus homens em homens e desse a devida hospitalidade a sua tropa. Após o período de estadia Circe cumpriu sua palavra e ainda ensinou Ulisses a retornar para casa passando pela Ilha das Sereias sem ter problemas com elas. Ela recomendou Ulisses a amarrar seus homens no mastro do barco e por cera de abelha nos ouvidos para que não ouvisse os cantos das sereias.







Seu nome pode ser visto também no filme Harry Potter e a pedra filosofal em uma das figurinhas de bruxos e bruxas famosos vinda como brinde nos sapos de chocolate.
Além disso, é uma feiticeira famosa inimiga da Mulher Maravilha e suas amazonas. Ela que cria a saga A Guerra dos Deuses e o Ataque das Amazonas. Na história ela é filha de deus Hipérion com a oceanide Perséia e mora na ilha de Aeaea. Ela é uma devota da Deusa Hécate e transforma homens em animais. Na história da Mulher Maravilha sua arvore genealógica é destorcida e colocam Circe como apenas devota de Hécate e não como filha.
Em escritos do poeta Keats cujo nome é Endimião é possível se ter uma ideia dos pensamentos dos homens ao serem transformados por Circe em animais. O poema fala sobre um monarca que foi transformado em elefante. Nesse pedaço do poema é possível apreciar a arte de Keats.

“Não lamento a coroa que perdi,
A falange que outrora comandei
E a esposa, ou viúva, que deixei.
Não lamento, saudoso, minha vida.
Filhos e filhas, na mansão querida,
Tudo isso esqueci, as alegrias
Terrenas dos velhos dias olvidei.
Outro desejo vem, muito mais forte.
Só aspiro, só peço a própria morte.
Livrai-me deste corpo abominável.
Libertai-me da vida miserável.
Piedade, Circe! Morrer e tão-somente!
Sede, deusa gentil, sede clemente!”

No livro de Percy Jackson e os Olimpianos Circe também é citada. Apenas no segundo livro ela é dita como a feiticeira que transforma homens em animais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário