"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

20 fevereiro 2012

Cliodna

Cliodna era a Deusa da beleza e que às vezes tomava a forma de um pássaro do mar. Para os celtas essa forma dela simbolizava a vida após a morte.
Seu nome significa “a graciosa”.
Ela era além de Deusa uma grande feiticeira e por isso conhecia os unguentos e as ervas de forma primorosa. Foi ela que descobriu a planta cujo nome é Moondew que foi muito usada na Idade Média em poções para decisão.
Há muitos contos em cima da figura de Cliodna, mas todos divergentes em informações. Em um deles conta que ela se transforma em pássaro, pois quando adoeceu seriamente 3 pássaros vieram cantar para que melhora-se. A partir daquele dia ela possuiu o dom de curar as pessoas através do canto e dizem que quando ela cantava era possível ver 3 pássaros multicoloridos. Em outra história a origem dos pássaros na vida de Cliodna é distinta. Conta-se que ela possuía os 3 pássaros, um de cabeça vermelha, outro de cabeça verde e o terceiro com penas douradas. Na história diz que eles comeram maças magicas que deram a eles o poder da cura através do canto.
Cliodna era a uma mulher muito bonita e dizem que ela transformava os homens e seus amantes, mas quando ela se apaixonava levava os homens a morte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário