"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

09 fevereiro 2012

Rainha de Sabá

Pouco sabemos sobre a história misteriosa da Rainha de Sabá. De acordo com o Alcorão (livro sagrado muçulmano) e o Velho testamento ela foi Rainha da Etiópia e do Iêmen.
Ela possui diferentes nomes de acordo com o tempo. Para os etíopes ela se chamava Makeda, para os islâmicos Balkis, para um historiador romano Nicaula e para o Rei Salomão de Israel Rainha de Sabá.
Os direitos dos homens e das mulheres eram quase que semelhantes naquela época e no lugar vivido pela rainha. Quando uma mulher era coroada a única diferença para os homens era que ela deviria se manter casta, virgem. A rainha de Sabá aceitou isso conformada, pois já era de seu conhecimento e dedicou sua vida ao estudo da filosofia e do misticismo. Acredita-se que ela tenha vivido no século X AC. Em relatos extraídos do antigo testamento e de torás os historiadores pressupõem que a rainha era muito rica. Seu reinado foi prospero devido às avançadas técnicas de irrigação das plantações e de Sabá se localizar em um encontro de rotas de comerciantes. Acredita-se que ela soube da existência do Rei Salomão quando conversava com um comerciante e ficou intrigada com a sabedoria e generosidade contada sobre tal rei.
De acordo com o Alcorão, a Rainha de Sabá foi visitar o Rei Salomão após ser convidada a visita-lo. Ele a convidou para discutir sobre a divindade, como sendo Alá. A rainha de Sabá quando soube da sabedoria que o Rei Salomão possuía aceitou o convite. Ela então preparou enigmas com os presentes que ela iria presenteá-lo. Ele tão esperto quanto fez um trono dentro de seu palácio de cristal para acomoda-la. Após as respostas sabias de Salomão ela deu sua benção ao Rei e aceitou o monoteísmo abraâmico.
No relato diz que a rainha ficou maravilhada com a sabedoria do rei a lançou uma benção sobre ele. Em passagens da bíblia não consta atração sexual entre a rainha e o rei Salomão. Apenas os descreve como monarcas envolvidos em assuntos do Estado. Já no texto bíblico cântico dos cânticos tem algumas referencias sobre o amor de Salomão e a Rainha de Sabá.
Acredita-se que a rainha não resistiu ao Rei Salomão e quebrou o voto de castidade imposto. Dizem que ela passou meses no palácio de rei e gerou um filho o que nunca foi comprovado pelos historiadores ou arqueólogos.
O islamismo atual acredita que tal rainha foi soberana de uma colônia no noroeste da Arabia. Alguns arqueólogos confirmaram a existência dessas colônias e relacionaram a ela devido a escritos antigo com o nome de Balkis (uma variação do seu nome)
A descoberta mais recente foi d um templo no deserto com 3000 mil anos que pesquisadores vem trabalhando para decifrar. Os arqueólogos e historiadores acreditam que lá foi a capital do reino da Rainha de Sabá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário