"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

12 novembro 2011

Arthêmis

A partir da ideia de que os Deuses costumavam descer a Terra para manter relações sexuais com os mortais, vem à noção dos semideuses. Às vezes, apesar dos deuses terem relações na terra, nem sempre era com mortais, mas sim com encantados. Esse foi o “drama” vivido pela ninfa Leto, que após engravidar de Zeus, foi severamente perseguida por Hera.
Hera como é a esposa de Zeus e muito ciumenta costumava perseguir relações extraconjugais e seus filhos providos através destes. Com Leto não seria diferente.
Ameaçada a não poder dar a luz aos seus filhos rondou a terra por busca de paz.
Quando finalmente chegou a ilha de Delos no monte de Cinto foi recebida por Ilitia, deusa do parto e filha de Zeus com Hera (meio irmã de vários deuses, incluído Arthêmis e Apolo e semideuses). Leto esperava gêmeos, e sendo Arthêmis a primeira a nascer, ajudou sua mãe no parto de seu irmão Apolo, já que a deusa do parto Ilitia foi proibida por sua mãe Hera de ajuda-la no trabalho de parto.
Arthêmis após seu nascimento recebeu um arco e flechas de prata e uma lira (instrumento musical) também de prata de seu pai Zeus, seu irmão Apolo recebeu os mesmos presentes só que estes eram feitos de ouro.





Arthêmis representava para as mulheres o que Apolo representava para os homens. Era uma infatigável caçadora. Apesar do seu voto de castidade, apaixonou-se perdidamente pelo jovem Órion ou Orionte, filho de Poseidon, deus dos mares. Órion também era um grande caçador como ela. Mas Apolo não gostava dele e muito lhe desagradava à afeição da irmã pelo jovem e, enciumado, decidiu impedir sua irmã de consorciá-lo. Ardilosamente, uma vez estavam os dois em uma praia quando seu irmão percebeu Órion mergulhado na água e somente com a cabeça de fora. Apolo mostrou-lhe aquele objeto escuro para a sua irmã, desafiou-a em acertá-lo. Vaidosa e sem saber que se tratava da cabeça de Órion, ela prontamente retesou o arco e acertou-a com sua flecha. As ondas trouxeram o corpo de Órion até a praia e ela, em sua dor, não querendo que o amado desaparecesse para sempre, colocou-o entre as estrelas do céu, onde ele aparece como um gigante com cinto e espada, vestindo pele de leão e segurando uma clava, acompanhado pelo seu cão, Sírius.


Nenhum comentário:

Postar um comentário