"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

22 junho 2012

Yule para os nativos norte-americanos

O Solstício de Inverno é uma data importante para os nativos norte-americanos, pois marca o inicio de um novo ciclo. É comemorado em Junho no Hemisfério Sul e em Dezembro no Hemisfério Norte. Para este povo essa data é chamada de “regeneração da terra” porque o sol não se move por quatro dias.
Esse dia é dedicado a jejuns, orações e rituais de “fortalecimento” do sol. Os Xamãs abriam as “sacolas de poder” da tribo e as refaziam. Além disso, todas as pessoas que ali viviam eram purificadas e abençoadas.
Para os norte-americanos o Solstício de Inverno é simbolizado pela direção Norte e pelo Búfalo Branco. O Búfalo Branco traz uma mensagem que nos diz para voltarmo-nos para dentro de si e para trabalhar a limpeza, a renovação e a pureza de espirito.
Além disso, para eles, uma noite anterior ao Solstício, por ser a noite mais longa do ano, simboliza a gestação antes de um nascimento. Costuma-se fazer rituais e meditações voltadas para a focalização da luz em nossa consciência.





Um comentário: