"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

12 junho 2012

Celebração do Dia

Shavuot, a festa hebraica dos grãos agradecendo a colheita e celebrando a Deusa Shekinah.
Shekinah era o ser primordial, a manifestação da divindade na Terra que podia ser percebida, vista e sentida somente por meio dessa emanação feminina.
Também era chamada de Graça Divina, Música das Esferas, Luz Primordial, Ser Supremo ou Arvore da Vida, sendo representada sentada sobre o trono da compaixão, que era ou um tripé ou um dólmen (simbolos comuns na tradição da deusa).
Como Arvore da Vida, ela produzia doze frutos diferentes um para cada mês e suas folhas curavam os males.
Com o passar do tempo, os religiosos e historiadores patriarcas transformaram-na em uma semideusa subordinada a Jeová.

Festa de Mut, a Grande Mãe Nubia, a "Deusa Abutre", protetora de todos os seres vivos.
Seu nome significa Mãe, sendo doadora da vida e da morte. O culto a Mut precedeu o de Ísis como Deusa Mãe.

Celebra-se também no dia de hoje Hu Tu , a imperatriz da terra na China, padroeira da fertilidade e reverenciada pelas mulheres na cidade proibida.

Skiraphoria, o festival grego das mulheres em homenagem a Skira, antiga deusa da colheita.

Há também o festival japonês para afastar os infortúnios e atrair a boa sorte. As pessoas lavavam seus cabelos em um rio ou riacho para se livrar dos males, entregando-os à correnteza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário