"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

24 junho 2012

Celebração do dia

Neste dia, no calendário Inca, celebra-se o deus solar Inti no grande festival de Inti Raymi. Representado como um homem cuja cabeça era um disco dourado do sol, Inti era consorte e irmão de Mama Quilla a deusa da lua.
A reminiscência atual dessa festa antiga é a comemoração, em vários lugares, do dia de São João, com danças ao redor da fogueira, como no México, Novo México, Porto Rico e na América do Sul

Dia das lanternas, homenagem no Egito às Deusas Isis e Neith, em seus templos em Sais. As pessoas iam em procissão com laternas até os templos e invocavam a Luz e a força das deusas para renovar a vida, lembrando a ressurreição de Osíris pelo poder de Ísis.

Celbração de Mara, a deusa eslava protetora dos animais doméstico, principalmente as vacas. Na Rússia, ela era considerada um espirito ancestral, que tecia durante a noite e que podia estragar a tecelagem das mulheres se não fosse devidamente homenageada. Em seus aspecto "escuro", ela é Mora ou Smert, a deusa do destino e da morte

Dia de são João no calendário cristão, reminiscência das antigas celebrações do solsticio de verão e dos rituais de fertilidade, substituidos por festas populares, feitas artesanais e casamentos simbólicos

Primeira aparição de Nossa Senhora de Medjugore. em 1981, na Iugoslávia, uma das manifestações da Grande Mãe na figura de Maria, a unica deusa que continua sendo venerada no mundo ocidental atual.

Fors Fortune, dia sagrado das deusas For e Nortia, precursoras etruscas da deusa da fortuna. Neste dia os romanos pediam as bênçãos das deusas para lhes dar sorte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário