"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

18 março 2013

Camille Claudel

Camille Claudel apesar de pouco conhecida fez grandes obras de artes conhecidas pelo mundo todo. Nascida em 1864 foi uma grande escultura francesa. Camille era a filha mais velha de seus pais. Além de seu talento como escultura seu irmão Paul dizia que ela possuía o dom da premunição. Quando eram pequenos ela disse que o via como um grande escritor e a irmã mais nova Louise como um musicista.
Seu pai impressionado com seu talento desde nova coloca-a em cursos e escolas de primeira linha para que aperfeiçoasse seu dom. Contudo sua mãe acha que não há sentido para tanto desprendimento de dinheiro e acha um capricho de Camille querer ser escultura.
Aos 17 anos ela ingressa na Academia Colarossi em Paris e tem como seu primeiro mestre Alfred Boucher e mais tarde Auguste Rodin. Suas primeiras obras conhecidas mundialmente surgem nesta época sendo elas “A velha Helena” e “Paul aos treze anos”. No ano de 1885 seu professor Rodin a admite como aprendiz em seu atelier que situa-se na mesma rua da universidade. Ela colabora para a execução de “Portas do Inferno” e “Os burgueses de Calais”.
Alguns anos depois ela e Rodin, seu então professor, mantem um caso amoroso. Contudo, Camille teve anos difíceis. Ela foi acusada de copiar as artes de Rodin, teve que deixar sua primeira namorada que estava com ela desde o inicio de suas aulas de artes na universidade para que pudesse viver seu amor por Rodin e ainda sofria de ciúmes e com as diversas traições de Rodin com outras mulheres.
Após tanto sofrimento ela decidiu realizar obras sozinha, sem a ajuda ou o suporte de Rodin. Do ano de 1880 a 1894 ela realizou “A valsa” e “A pequena Castelã”. Seu rompimento definitivo é marcado pela sua obra “Idade Madura”.
Ela começa a ser cada vez mais querida da critica como Octave Mirbeau, Mathias Morhardt, Louis Vauxcelles e Eugene Blont. Este último, além de critico era seu amigo e a ajudou em sua ultima exposição publica onde recebeu diversas homenagens e elogios. Contudo, doente pelo amor e ódio que possuía pelo seu amado Rodin ela diz a publico que grande parte de suas obras ela quem realizou. Além disso, ela chega a um ponto de sua depressão onde tenta o suicídio algumas vezes. Aproveitando a situação vivida por Camille, Rodin a interna em um manicômio para que lá ela não tenha acesso a sociedade e evite mais relatos públicos. Com a eclosão da segunda guerra mundial ela é transferida de manicômio indo para o Villeneuve les Avignon onde falace 30 anos após a internação.
Seu irmão Paul se tornou um grande escritor e sua irmã Louise uma musicista famosa assim como a premunição de Camille. Hoje alguns especialistas da obra de Camille perceberam que pelo menos cinco das esculturas mais famosas de Rodin, entre ela “O beijo” não era dele e sim de sua aluna e amante Camille Claudel.
Ainda há duvidas de autoria de muitas obras de Rodin. A vida de Camille Claudel foi reproduzida em um filme com seu próprio nome.



Nenhum comentário:

Postar um comentário