"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

22 julho 2012

Celebração do dia

Antiga celebração de Maria Madalena, na França. Nesta data, mulheres de todos os lugares peregrinavam a uma gruta e, diante de um altar, pediam à Santa que lhes ajudasse a rrumar namorados ou maridos.
Segundo os evangelhos gnosticos, Maria Madalena era a companheira de Jesus, conhecida como Maria Lúcifer, na acepção correta deste nome (Lúcifer como doador de luz). Apos a morte de Jesus, Maria Madalena tornou-se uma lider Gnóstica, copetente e respeitada até que o Apóstolo Paulo proibiu a participação das mulheres na igreja para liderar, oficinar ou ensinar, transformando a igreja aberta de Jesus em uma instituição patriarcala exclusiva.
Madalena foi morar na França, perto de Marselha. Lá se estabeleceu em um gruta, levando uma vida de eremita, curando e ajudando as pessoas. A gruta onde Maria Madalena morava costumava abrigar antigos rituais de fertilidade ligados à Deusa.

Na Anatólia, festival à Arinna, deusa da luz e do dia


Um comentário: