"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

15 julho 2012

Celebração do dia

Celebração da deusa finlandesa Rauni ou Roonika, regente do trovão e esposa do deus do relampago. Conhecida também sob outro nomes ( Akko, Maan-Eno ou Ravda, ela se materializa nas sorveiras, sendo que suas frutas vermelhas lhe eram consagradas. A sorveira ("rowan") é uma arvore mágica, usada em rituais de proteção e defesa e para a confecção de varetas runicas e varinhas mágicas. Segundo a lenda, por meio de uma relação sexual durante seu periodo menstrual, Rauni criou a sorveira e outras arvores mágicas de flores ou frutos vermelhos. Para homenagea-lá, as pessoas lhe ofertavam os melhores pedaços das renas abatidas durante as caças.

Nos países eslavos, comemoravam-se a deusa do fogo Oynyena Maria ou "Maria do fogo", companehira do deus do trovão e Perkune Tete, uma das deusas do relampago e do trovão. Segundo a lenda, Pekune Tete recebia a cada noite o sol, banhando-o e fazendo-o brilahr novamente, devolvendo-o ao céu a cada amanhecer.

Na Grécia, inicio das Olimpiadas e no Egito, celebração do nascimento do deus egipcio Seth, um antigo deus da magia e da morte

Dia de Chung Yuan, o festival dos mortos na China, homenageando Ti Tsang, o senhor do mundo subterrâneo


Nenhum comentário:

Postar um comentário