Celebração da deusa finlandesa Rauni ou Roonika, regente do trovão e esposa do deus do relampago. Conhecida também sob outro nomes ( Akko, Maan-Eno ou Ravda, ela se materializa nas sorveiras, sendo que suas frutas vermelhas lhe eram consagradas. A sorveira ("rowan") é uma arvore mágica, usada em rituais de proteção e defesa e para a confecção de varetas runicas e varinhas mágicas. Segundo a lenda, por meio de uma relação sexual durante seu periodo menstrual, Rauni criou a sorveira e outras arvores mágicas de flores ou frutos vermelhos. Para homenagea-lá, as pessoas lhe ofertavam os melhores pedaços das renas abatidas durante as caças.
Nos países eslavos, comemoravam-se a deusa do fogo Oynyena Maria ou "Maria do fogo", companehira do deus do trovão e Perkune Tete, uma das deusas do relampago e do trovão. Segundo a lenda, Pekune Tete recebia a cada noite o sol, banhando-o e fazendo-o brilahr novamente, devolvendo-o ao céu a cada amanhecer.
Na Grécia, inicio das Olimpiadas e no Egito, celebração do nascimento do deus egipcio Seth, um antigo deus da magia e da morte
Dia de Chung Yuan, o festival dos mortos na China, homenageando Ti Tsang, o senhor do mundo subterrâneo
Nenhum comentário:
Postar um comentário