"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

20 julho 2012

Celebração do dia

No Japão, O-Bon, o festival das lanternas celebrando os espiritos ancestrais. Neste dia, limpavamse as casas, os tumulos, as lapides e os altares. Sacerdotes e monjas visitavam as casas e os tumulos, recitando sutras sagrados. Para iluminar o caminho dos espiritos ancestrais de volta para suas casas, onde lhe eram oferecidas fartas ceias, inumeras lanternas e tochas eram acesas pelos caminhos. No dia seguinte, os espiritos voltavam para o além, acompanhados por pequenos barcos iluminados.

Comemoração de Paraskeva, deusa eslava do amor e da sexualidade, associada à saude, à agua, à fertilidade e ao casamento. Devido a sua popularidade, ela foi adotada pela igreja e transformada em santa

Na Polonia, celebrava-se, neste dia, Dodola, a deusa da chuva

Na Lituânia, as antigas deusas do amor Prende e Vakarine, eram invocadas durante o Vainikinas, o festival anual dos namorados, também chamado de "a amarração das guirlandas"

Dia da Santa Margareth da Antióquia, a guardiã das crianças, representada montando um dragão e batendo no chão com o bastão para atrair as chuvas, gesto ritualistico das sacerdotisas da Deusa.

Aniversario da profetisa grega Damo, filha dos filosofos Pitagoras e Theano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário