"Sou filha do Sol, trazida pelo vento. Sou verdadeira Bruxa por dentro. Bruxa nascida do fogo, meu espirito é soberano. Sou a transformação, a destruição e também sou a criação. Vivo com liberdade, criatividade e lealdade. Assim vão me encontrar. E se procurarem bem no fundo da fogueira, lareira ou de uma vela Os meus olhos vão achar na chama daquilo que queima o meu espirito, estará lá. Mas logo vos aviso, se mau intencionado estás, não procurarás"

Rosângela Amaral

07 agosto 2012

Celebração do dia

Celebração chinesa da deusa lunar Chang O. Segundo a lenda mais recente, Chang O costumava viver na Terra, juntamente com o seu marido, um famosos caçador. Para recompensar sua destreza, os Deuses decidiram lhe oferecer a bebida da imortalidade, mas Chang O bebeu-a sozinha, sem querer compartilhá-la. Envergonhada, fugiu e escondeu-se na lua, onde vive até hoje com uma lebre.Um mito mais antigo, no entanto,descreve Chang O como uma guardiã do elixir da imortalidade. Seu marido, o caçador, com ciumes desse monopólio mágico, tentou rouba-la . Enfurecida, ela abandonou-o, indo morar na Lua, de onde cuida das mulheres, vigiando para que estas não deixem seus maridos "roubarem" seu poder.

Neste dia, na antiga Ibéria, reverenciava-se Lur, a Mãe Terra, criadora do Sol, da Lua e de toda a vida. Um de seus aspectos era Ekhi, a deusa solar, cujos raios dissipavam todos os males.

Festival celta Tan Hill comemorando, com fogueiras e danças rituais, Teinne ou Tan, o poder do fogo sagrado. Homenageava-se Triduana, uma antiga deusa do fogo , precursora da deusa Brighid

"Abertura de Nilo", antigo festival anual egpicio em louvor às deusas Hathor e Nut, abencoando as águas do Nilo para que fertilizassem a terra

Adônia, cerimonia na Grécia lembrando a morte de Adonis.

Dia dedicado à consciencia de Gaia, meditação global em beneficio da Terra


Um comentário: